Encaminhado projeto de passarela da Vila Apucarana à ALL

Autor: Da Redação,
sábado, 19/04/2014

A prefeitura de Apucarana encaminhou nesta semana à América Latina Logística, (ALL) o projeto executivo para a construção de uma passarela sobre a linha férrea na Vila Apucaraninha.

O documento foi entregue pelo engenheiro da prefeitura Eduardo Mendonça, e pelo chefe da Agência do Trabalhador Lucas Leugi ao setor de Engenharia da ALL em Curitiba. O projeto executivo é do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan). Ele foi desenvolvido após ter sido firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre o Ministério Público, a América Latina Logística e a Prefeitura de Apucarana.

Pelo TAC município e concessionária de ferrovia devem custear a construção da passarela para pedestres. À prefeitura coube desenvolver o projeto, sob orientações da ALL e custear R$ 60 mil, o restante do valor da obra, cerca de R$ 110 mil, cabe à ALL.

A passarela vai ser construída junto ao viaduto da Rua José Francisco Ferreira, no conjunto Vale do Sol. O dispositivo será iluminado, e será composto de 30 metros de escadas e mais 30 metros de área de travessia. Com isso a passagem irregular entre a Vila Apucaraninha e o bairro 28 de Janeiro, pela Rua Professor Isidoro Luis Cerávolo será interditada.

“Estamos cumprindo nossa parte no TAC, para resolver este problema histórico de Apucarana, que pela falta de uma passarela gerou acidentes que mataram ou mutilaram várias pessoas”, avaliou o chefe da Agência do Trabalhador Lucas Leugi, também morador do bairro, que representou o prefeito Beto Preto na reunião com a equipe técnica da ALL, em Curitiba. Agora a ALL deve analisar o projeto, para posterior licitação e execução da obra.