Professores paralisam aulas hoje

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 26/04/2012
Professores lutam  para barrar projeto de lei que reduz o índice de reajuste do piso salarial da categori Apucarana

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) fará uma paralisação estadual na manhã de hoje (26) em Curitiba. Em Apucarana, as aulas também serão paralisadas. Ontem (25) à noite representantes da categoria se reuniram  no Salão Nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo para tratar sobre a mobilização. O ato unificado com os servidores públicos estaduais terá concentração em frente ao Palácio Iguaçu, a partir das 9 horas.

Conforme o diretor do Colégio Nilo Cairo e diteror de comunicação da APP-Sindicato de Apucarana, professor João Calegari, o objetivo da iniciativa é chamar a atenção  para o projeto de lei nº 3776, que tramita na Câmara dos Deputados e reduz o índice de reajuste do piso salarial da categoria, além de reivindicar aumento salarial e melhoris no Sistema de Atendimento de Saúde (SAS). "Hoje o atendimento pelo SAS é horrível", opinou Calegari.

Hoje o índice é pelo custo aluno, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). A proposta é reajustar o piso com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc), que fica abaixo da correção da inflação.

Segundo o professor João Calegari, a pauta de reivindicações visa prioritariamente pressionar o governo do Estado a aplicar integralmente a Lei do Piso (com o pagamento dos salários retroativo a janeiro) e exigir aumento real para os funcionários de estabelecimentos de ensino público.