A importância do fortalecimento do sistema único foi a mensagem que o secretário Beto Preto deixou aos formandos do Curso de Especialização em Saúde Pública, promovido pela Escola de Saúde Pública do Paraná. Os 37 alunos concluíram os estudos na turma da 16ª Regional de Saúde de Apucarana.
“Vivemos um momento difícil, dramático. Mas parabenizo todos que terminaram o curso no meio de uma pandemia. Digo a vocês que devemos continuar firmes na construção permanente do sistema único. Quero utilizar o exemplo do Programa Nacional de Imunização, que é uma joia da coroa do SUS. Temos que continuar com esse espírito”, afirmou.
As aulas iniciaram em julho de 2019. Esta foi a terceira turma, com cursos já realizados em Curitiba e Londrina. “A Escola é um instrumento fundamental para reflexão e produção do conhecimento sob a ótica da saúde, permitindo o aprimoramento e o aperfeiçoamento”, ressaltou o secretário.
O curso foi realizado em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), juntamente com a Fiocruz, coordenada pela Escola de Saúde Pública do Paraná.
Mais de 100 pessoas, de todas as localidades do Paraná, não apenas com graduação em Saúde, já completaram as três edições do curso. Somente na turma de Apucarana foram 37 alunos.
“A Escola tem feito um trabalho no sentido ofertar aos profissionais uma oportunidade de aprofundar a sua formação, despertando interesse não apenas nos profissionais de saúde, mas de toda a sociedade, nas suas diferentes áreas de atuação, mas que buscam alguma afinidade com o tema”, disse o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Edevar Daniel.