De acordo com dados do sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), finalizados nesta sexta-feira, a região de Apucarana, constituída pelas 26 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), mais Arapongas, Sabáudia e Manoel Ribas, terá 84 candidatos disputando as prefeituras no pleito de 6 de outubro deste ano, contra 91 concorrentes registrados nas eleições de 2020, ou seja, 7 a menos.
-LEIA MAIS: Apucarana tem 162 candidatos a vereador; número é menor que em 2020
Deste total, apenas 8 mulheres decidiram entrar na corrida eleitoral, 9,5% das candidaturas majoritárias. Elas estarão na busca pelo Poder Executivo nos municípios de Apucarana (1), Arapuã (1), Bom Sucesso (1), Cambira (1), Marumbi (2), São Pedro do Ivaí (1) e São João do Ivaí (1). Outras 15 saíram como candidatas a vice-prefeita em Apucarana (1), Arapongas (1), Arapuã (1), Godoy Moreira (1), Jandaia do Sul (2), Lunardelli (1), Mauá da Serra (1), Rio Bom (1), Rio Branco do Ivaí (1), Sabáudia (3) e São João do Ivaí (2).
Dos 84 concorrentes à Prefeitura, 13 estão em busca da reeleição. São os prefeitos de Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Kaloré, Manoel Ribas, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Sabáudia, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí.
O município da região que mais tem candidatos à Prefeitura é Jandaia do Sul, com 7 na disputa, mesmo número registrado nas eleições municipais de 2020. Em seguida vêm Apucarana, Borrazópolis, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Marilândia do Sul e Mauá da Serra, todos com 4 na corrida eleitoral.
A surpresa do pleito eleitoral deste ano vem de Lunardelli, onde tem candidato único a prefeito. Trata-se de Luiz Wanderlei Marson Sardi (MDB). Ele concorre apoiado pelos partidos MDB, PSD, União Brasil e Avante, tendo como vice Zeila Moribe (MDB).
Os partidos que mais têm candidatos a prefeito na região são o PSD, com 18 concorrentes, seguido do MDB com 13 e o União Brasil, com 9 na disputa pela Prefeitura.
Em toda a região, são 1.929 candidatos a vereador, distribuídos nos 29 municípios. Arapongas, com 15 cadeiras no Legislativo, tem 244 na disputa. Em Apucarana, são 162 candidatos em busca das 11 vagas disponíveis. Nos demais municípios são 9 cadeiras disponíveis em cada Câmara de Vereadores.