Trinta e três mulheres foram eleitas para as Câmaras Municipais de Vereadores da região no último domingo (06), e que equivale a 12,2% das 269 vagas. Dos 29 municípios da região, em oito nenhuma mulher foi eleita vereadora. Veja abaixo
-LEIA MAIS: PSD conquista 45% das prefeituras da região; veja
Entre os municípios onde nenhuma mulher ganhou uma vaga no Legislativo está um dos maiores colégios eleitorais da região: Ivaiporã, que elegeu duas vereadoras em 2020 e ganhou uma terceira, que assumiu mandato após renúncia de colega do partido. Das três, a vereadora Gertrudes Bernardy (PSD) concorreu como vice-prefeita e Sandra do Cafezinho e Joseane não se reelegeram.
Também não foram eleitas mulheres em Ariranha do Ivaí, Mauá da Serra, São Pedro do Ivaí, Rosário do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia e Sabáudia. Neste último município as mulheres também perderam espaço. No pleito anterior, três das nove cadeiras da Câmara haviam sido conquistadas por candidatas.
Em Apucarana, a participação feminina se manteve. A atual legislatura tem uma vereadora, a professora Jossuela Pirelli (Solidariedade), que não se reelegeu, mas a ‘cadeira feminina’ foi ocupada por Eliana Rocha (Solidariedade).
De outro lado, em Arapongas, segundo maior colégio eleitoral da região, as mulheres avançaram e conquistaram três das 15 cadeiras, elegendo Simone Sponton (PSD) e reelegendo Marilsa Staub (PDT) e Meiry Farias (PDT).
Percentualmente, entretanto, o município com maior representatividade feminina no ano que vem será Novo Itacolomi. Das nove cadeiras, três – um terço das vagas – será ocupada por mulheres. Foram eleitas Marcia do Vanil (PL), Thais Enfermeira (MDB) e Marli Munhoz (União).
Em outros sete municípios: Arapuã, Bom Sucesso, Grandes Rios, Jardim Alegre, Kaloré, Lunardelli e Marilândia do Sul, duas vereadoras foram eleitas.
Entre as eleitas, três mulheres foram as mais votadas de seus municípios: Elaine Enfermeira (PSD), em Lunardelli; Luciana Maia (União), em Lidianópolis, e Neia Knup (União), em São João do Ivaí.
Dez partidos elegeram mulheres na região e o União Brasil é que somou mais vereadoras, elegendo 10 mulheres. O MDB aparece em segundo, com sete eleitas. O PSD e PP elegeram quatro mulheres cada e o PL fez três vereadoras. Republicanos, PDT, Solidariedade, Avante e PSDB garantiram uma cadeira feminina.
Veja por município