Candidato à reeleição pela coligação “Pra Frente, Pra Todos, Novamente”, formada por sete partidos, o prefeito de Ivaiporã, empresário Luiz Carlos Gil (PSD), foi o primeiro prefeiturável da região entrevistado nesta terça-feira à noite em sabatina promovida pelo site TNOnline e jornal Tribuna do Norte. Nesta e nas próximas semanas serão ouvidos os candidatos a prefeito dos maiores colégios eleitorais da região, ou seja, Apucarana, Arapongas e Ivaiporã, bem como os postulantes a vice-prefeito de Apucarana.
-LEIA MAIS: Dois candidatos disputam a prefeitura de Ivaiporã; saiba quem são
O objetivo é debater com os candidatos os principais temas de seus planos de governo, bem como os desafios dos seus municípios em diferentes áreas.
Carlos Gil, que busca seu terceiro mandato à frente do município, deixou bem claro o motivo de sua candidatura. “Eu decidi buscar um novo mandato pela quantidade enorme de projetos que a gente tem ainda para realizar”, explicou, citando que tem 41 novos projetos em andamento, dos quais 38 com recursos já assegurados nas esferas estadual e federal e próprios. “Então, tem muita coisa para acontecer ainda em Ivaiporã”, disse.
Em função do trabalho realizado nesta administração, Carlos Gil observa que Ivaiporã vem recebendo novos investimentos e vive dias positivos em diferentes áreas. Na área de educação, por exemplo, ele observa que Ivaiporã se transformou num grande polo universitário. Ele cita que, recentemente, a cidade foi contemplada com a faculdade de Medicina, através da Fatec, e vem aí o curso de medicina veterinária da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além disso a atual gestão conseguiu junto à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia um novo bloco no valor de R$ 5 milhões para a UEM, que vai abrigar os cursos de nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está crescendo e vai oferecer curso de pós-graduação. A Univali também está crescendo com o oferecimento de novos cursos.
“Então Ivaiporã se tornou um importante polo universitário, o que tem trazido muita gente para a cidade”, afirma, acrescentando que isso também tem favorecido o desenvolvimento da construção civil. “Em Ivaiporã está todo mundo animado, a cidade vive o pleno emprego até pela grande quantidade de obras que temos gerado. Esse é um diferencial grande em relação ao nosso oponente”, compara, assinalando que no mandato do seu antecessor foram gerados apenas 147 empregos, enquanto no atual já são 1.216.
O prefeito Carlos Gil observa que a administração municipal está trabalhando e vai continuar trabalhando na próxima gestão para atrair novos investimentos industriais e gerar mais empregos. Neste aspecto, ele informa que estão sendo construídos mais 10 barracões industriais, um novo parque industrial está em implantação e mais dois terrenos estão sendo preparados para mesma finalidade, assim como será colocado em funcionamento o Centro de Tecnologia e Inovação.
AVANCOS EM TODAS AS ÁREAS
Para o prefeito Carlos Gil, em todos os setores Ivaiporã teve grandes avanços na atual gestão. Ele cita o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que está sendo instalado pelo governo do Estado e vai funcionar junto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). O Hospital Regional deverá funcionar na sua capacidade a partir do próximo mandato, conforme estruturação que vem sendo feita pela Secretaria de Estado da Saúde. Ele lembra que a construção deste hospital teve início no seu primeiro mandato, que doou o terreno, depois o sucessor “só tirou fotos da construção”.
Entre outras ações da atual gestão, Gil relata a pavimentação com pedras irregulares de estradas rurais, programa de diversificação rural, revitalização de toda a área urbana, o novo parque de exposições, construção de novas UBS e investimentos na educação, que hoje é uma das melhores do Paraná e do Brasil, conforme prêmios conquistados.