Mulheres têm 7,2 mil votos a mais que os homens em Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 23/07/2024
Município tem 95.740 eleitores aptos a votar

Mulher com ensino fundamental completo e na faixa dos 45 a 49 anos. Esse é o perfil da maior parte do eleitorado de Apucarana de acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também aponta empate entre solteiros e casados. Seguindo o que acontece em nível de Brasil, as mulheres correspondem à maior fatia do eleitorado de Apucarana. De acordo com dados oficiais do TSE, o município tem 95.740 eleitores aptos a votar. Deste total, 51.478 (54%) são mulheres e 44.262 (46%) são homens, uma diferença de 7.216.

-LEIA MAIS: Acordo judicial permite reabertura do Hospital do Coração

Em todo o País, elas representam 52% do total, alcançando o número de 81.806.914 eleitoras. Já os homens somam 74.076.997 e equivalem a 48% do eleitorado. Outros 28.769 votantes não informaram o gênero pelo qual se identificam, o que representa 0,02% do total de eleitores.

Em Apucarana, o maior número de eleitores e eleitoras está na faixa etária de 45 a 59 anos de idade, são 25.258 eleitores, o que corresponde a 26,3% do eleitorado. Na sequência aparece a faixa etária de 35 a 44 anos (19,4%) e 25 a 34 anos de idade (19%).Quanto ao grau de instrução, a maior parte do eleitorado apucaranense tem o ensino médio completo, ou seja, 26.103 eleitores (27,26%). A segunda maior faixa de grau de instrução é de ensino fundamental incompleto: 21.961 eleitores (22,94%).

AVALIAÇÃO DO PERFIL

Para a advogada eleitoralista de Apucarana, Ana Julia Kovaleki, candidatos a prefeito ou a vereador precisam dar atenção especial a esse detalhe que mostra o eleitorado feminino superior ao dos homens. Isto porque são elas que mais convivem com os problemas do dia a dia que ocorrem num serviço público.

Conforme avalia, o público feminino acaba sendo mais rigoroso em questões de avaliação e controle da administração pública, tendo em vista que as mulheres são as que mais utilizam os serviços públicos, seja pela responsabilidade habitual de levar os filhos em postos de saúde, creches e escolas, como por questões de combate à violência doméstica e relacionadas a saúde intima feminina e configuração familiar, levando em consideração a grande quantidade de mulheres responsáveis pelo sustento da família, diz. 

“Essas são questões que fazem toda a diferença no processo de escolha do candidato pelo eleitorado feminino, ou seja, aquele que apresentar melhores propostas a essa parcela do eleitorado”, avalia.

Para outro advogado eleitoralista, Aluísio Ferreira, o fato de Apucarana ter um eleitorado mais maduro quanto à faixa etária, ou seja, dos 35 até os 59 anos de idade, também precisa ser olhado com carinho pelos candidatos. Segundo ele, a questão de o maior eleitorado situar-se na meia idade serve como parâmetro para os candidatos guiarem seus planos de governo e propostas de campanha. “Além disso, acredito que as pessoas com essa faixa de idade se apresentam na sociedade, também, como grandes formadores de opinião”.