Mais de 350 mil eleitores vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste domingo (06) na região. São exatamente 353.559 pessoas aptas a votar nas 26 cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), mais Arapongas, Sabáudia e Manoel Ribas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
-LEIA MAIS: TNOnline transmite apuração ao vivo neste domingo
O eleitorado cresceu 4% em relação às eleições de 2020, realizadas durante a pandemia da Covid-19, quando a região tinha 340.584 eleitores.
O maior colégio eleitoral da região é Apucarana. São 95.740 eleitores aptos a votar na cidade, um aumento de 4% em relação ao último pleito municipal. Arapongas é o segundo município em eleitores, com 85.704 votantes, número 8% maior. Na região, o município que mais aumentou o eleitorado foi Sabáudia, que subiu de 5.881 para 6.650, ou seja, 13% a mais em relação a 2020.
Por outro lado, houve redução no número de candidatos. São 84 nomes disputando as 29 prefeituras da região, sete candidatos a prefeito a menos que em 2020. No Legislativo também houve queda. São 1.929 pessoas disputando o cargo de vereador neste pleito. O número representa 35 a menos que na eleição anterior, quando 1.964 a disputaram.
Os homens representam 95% do total dos candidatos a prefeito. Apenas oito mulheres estão na disputa pelo cargo em Apucarana, Arapuã, Bom Sucesso, Cambira, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí e em Marumbi. Este último município é o único onde as mulheres formam a maioria das candidaturas. São duas mulheres e um homem disputando a prefeitura. Já na disputa como vice, 15 mulheres compõem chapas em 11 municípios.
Dos 84 candidatos a prefeito, 13 buscam a reeleição: Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Kaloré, Manoel Ribas, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Sabáudia, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. Por outro lado, 13 ex-prefeitos tentando retornar ao cargo.
CANDIDATO ÚNICO
A região tem um candidato único. Ele está em Lunardelli: Luiz Wanderlei Marson Sardi (MDB). Ele tem como vice Zeila Moribe (MDB) e precisa de apenas um voto para garantir sua eleição.