Mesmo tendo uma emissora de rádio na cidade, os três candidatos a prefeito de Sabáudia nas eleições municipais de 6 de outubro deste ano fizeram um acordo para ninguém utilizar durante a campanha o horário eleitoral gratuito disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de 30 de agosto. O acordo foi firmado em reunião realizada nesta quinta-feira entre os candidatos a prefeito e a vereador e representantes das coligações com a juíza da 61ª Zona Eleitoral da Comarca de Arapongas, Leane Cristine do Nascimento Oliveira Donato, e a promotora eleitoral Leda Barbosa Lorejan.
-LEIA MAIS: Candidato Paulo Vital vai abrir horário eleitoral em Apucarana
Disputam o comando do município neste ano Aroldo Gonçalves dos Santos (PSOL), da federação PSOL-Rede; o ex-prefeito Edson Hugo Manueira (PSD), da coligação “Sabáudia + Feliz”, composta pelos partidos MDB-PL-PSB-PSD; e o atual prefeito Moisés Soares Ribeiro (PP), da coligação “Sabáudia seguindo em frente”, formada pelos partidos Republicanos-PP-PDT-Podemos-PSD-União Brasil-Avante e federação PSDB-Cidadania.
Os três grupos políticos lançaram 97 candidatos a vereador às nove vagas existentes na Câmara Municipal.
Os candidatos e coligações apresentaram em juízo pelo menos dois motivos para não usarem o horário eleitoral gratuito na Rádio Clube 105,9, única que tem concessão na cidade. Um deles é o alto custo de produção dos materiais publicitários dos três candidatos a prefeito e dos quase 100 postulantes a uma vaga na Câmara de Vereadores.
Outro motivo é que o município é pequeno e os cerca de 6,6 mil eleitores já conhecem bem os três candidatos a prefeito, assim como a maioria dos concorrentes a vereador.
Outros acordos foram firmados na reunião e assinados num documento, entre eles, o de que cada coligação poderá contratar até o limite máximo de 100 cabos eleitorais, ao preço de R$ 50 cada por meio dia trabalhado; os candidatos não poderão fazer carreatas, apenas passeatas, mesmo assim com apenas um carro de som. “Aqui em Sabáudia a campanha eleitoral será no corpo a corpo, no contato direto com os eleitores, na sola do sapato mesmo”, explicou um coordenador de campanha eleitoral.
ARAPONGAS
Em Arapongas, que é sede da Comarca, as duas coligações que disputam a Prefeitura também tomaram a decisão de não usar o horário eleitoral gratuito no único canal de televisão existente na cidade. Os candidatos divulgarão suas campanhas apenas nas emissoras de rádio, que são seis na cidade.
Estão na disputa pela Prefeitura o atual vice-prefeito Jair Milani (PL), da coligação “Experiência e competência comprovadas”, e o ex-procurador-jurídico e ex-secretário municipal de Governo, Rafael Felipe Cita (PSD), da coligação “Pra Frente Arapongas”. O número de candidatos a vereador totaliza 244 para 15 cadeiras no Legislativo Municipal.