Prefeito de Rio Branco do Ivaí faz aposta certeira no turismo

Autor: Da Redação,
terça-feira, 02/07/2024
Prefeito Pedro Taborda

Foi realizado com sucesso no final de semana o 3º Festival de Balonismo de Rio Branco do Ivaí. O evento, que vem ganhando atenção de todo Estado, é um exemplo de como ideias inovadoras podem criar oportunidades únicas na administração pública. Como se sabe, o projeto de usar o potencial dessa atividade que não se vê com tanta facilidade por aí é do prefeito Pedro Taborda Desplanches (MDB). Foi ele que, desafiando o senso comum, arquitetou o festival e o tornou uma vitrine para o município. Com pouco mais de 3,8 mil habitantes, Rio Branco do Ivaí tem uma geografia acidentada que, por muito tempo, foi considerada uma desvantagem, mas hoje virou atrativo, se tornando um cenário para exploração do turismo rural e de aventura. Na esteira do evento, a prefeitura também investiu em  divulgação, capacitação da comunidade e adquiriu uma área estratégica para criação de um parque ecológico. Uma aposta que tem futuro. 

Sucesso de Apucarana

Será de Apucarana uma das 28 histórias que serão apresentadas no Livro do Microcrédito, elaborado pela Fomento Paraná e Sebrae. O livro, que será publicado em novembro, selecionou cases do Banco da Mulher Paranaense, cuja filial de Apucarana é destaque há tempos. O empreendimento local  que foi retratado é segredo até a divulgação do livro. No entanto, o prefeito Junior da Femac (MDB) destaca que a equipe de atendimento da prefeitura também ajudou a escrever a história. “A escolha comprova que Apucarana tem uma equipe qualificada, que faz com que os recursos cheguem ao destino, promovendo desenvolvimento”, afirma.

Congresso vazio

As festas juninas de São João e São Pedro vão deixar o Congresso Nacional vazio durante esta semana. A Câmara Federal até dispensou a necessidade de biometria dos deputados para confirmar presença em plenário. Já no Senado as sessões serão semipresenciais. As festividades costumam durar a semana toda, principalmente no Norte e no Nordeste, onde a tradição faz parte do calendário turístico nacional. Parlamentares aproveitam o período para participar das comemorações em suas bases eleitorais. Com isso, nenhum projeto de grande importância deverá avançar em nenhuma das casas. No retorno dos trabalhos, em julho, a Câmara deverá focar a reforma tributária.