Jane Reis e Camilla Bolonhezi lado a lado nas redes sociais

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 10/07/2024

Um vídeo publicado nas redes sociais de Jane Reis (PT) vem dando o que falar no cenário político de Apucarana. Jane gravou lado a lado com Camilla Bolonhezi (PSB). As duas, até então, se apresentam como pré-candidatas para disputar a Prefeitura de Apucarana. Como o vídeo bem ressalta, ambas têm muito em comum. São mulheres, professoras, nunca se candidataram a cargos eletivos e estão tentando abrir espaço em um cenário majoritariamente masculino. Na política, as mulheres carecem de representatividade e espaço, destacam as duas que, finalizam o vídeo, afirmando que, juntas vão transformar Apucarana. O slogan da campanha está até feito, só não se sabe quem vai encabeçar a chapa e quem será a vice. 

Autonomia financeira

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, avalia como uma grande conquista do municipalismo brasileiro a liberação de FPM extra para os municípios nos meses de julho, setembro e dezembro. Segundo ele, trata-se de um recurso importante para os municípios na prestação de serviços essenciais à população e no desenvolvimento local. “Isso significa mais autonomia financeira para as prefeituras, possibilitando a realização de investimentos necessários e o atendimento das demandas da comunidade”, comenta. Nesta terça-feira, os 28 municípios da região de Apucarana receberam R$ 31,4 milhões de FPM extra.

Mais um FPM

Depois do repasse extra, ocorrido nesta terça-feira, prefeituras recebem nesta quarta a primeira parcela de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o fundo apresenta uma queda de 6,48% em comparação com igual período do ano passado. Um dos motivos da queda é a restituição aos contribuintes do Imposto de Renda retido na fonte, o que está impactando diretamente na arrecadação federal. O ideal, segundo a CNM, é que os prefeitos mantenham-se cautelosos quanto aos gastos públicos, ainda mais se tratando de final de mandato.