eleições

Coluna da Tribuna: OAB promove debate em Apucarana

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Candidatos a prefeito de Apucarana
fonte: Da Redação
Candidatos a prefeito de Apucarana

A Subseção de OAB de Apucarana promove hoje à noite, a partir das 19h30, debate com os candidatos que disputam a Prefeitura de Apucarana. Segundo informou o presidente da comissão de Direito Eleitoral da ordem a esta coluna, advogado Wilson Kaminski, os quatro candidatos Jane Reis (PT), Paulo Vital (PL), Rodolfo Mota (União Brasil) e Rodrigo Recife (MDB) confirmaram presença no embate, que será aberto ao público interessado. A expectativa da OAB, inclusive, é lotar o anfiteatro do campus da Unespar, onde o evento será realizado. Apesar de já ter realizado sabatinas e entrevistas em outras eleições, é a primeira vez que a OAB promove um debate. A expectativa maior é em relação ao bloco em que os candidatos fazem perguntas entre si, que é quando os debates esquentam.

continua após publicidade

Tarifa zero

continua após publicidade

Alguns candidatos a prefeito da região estão prometendo tarifa zero no transporte coletivo de sua cidade. No Vale do Ivaí, o primeiro município a adotar esse sistema foi Ivaiporã, quando era administrado pelo ex-prefeito Pedro Wilson Papin (2001/2004), medida que foi mantida por todos prefeitos que o sucederam no cargo. Aliás, recentemente o atual prefeito Carlos Gil (PSD) adquiriu seis ônibus novos para melhorar a frota e dar mais conforto aos usuários. Infelizmente, nem toda cidade tem como adotar a tarifa zero, principalmente as de médio e grande porte, devido ao custo.


Mais segurança

continua após publicidade

Dia sim, dia não, Apucarana vira manchete por assassinato ou atentado a tiros. Moradores das regiões onde esse tipo de crime têm sido mais frequente se trancam em casa à noite com medo de uma bala perdida. O que estaria motivando toda essa violência seria o tráfico de drogas. Não se pode condenar a polícia pela insegurança nessas regiões, até porque recentemente houve uma grande operação que resultou na prisão de muitos traficantes. O problema é que enquanto houver consumidor o tráfico sobrevive e cada vez fica mais forte.


Faz sabatina

continua após publicidade

O jornal Tribuna do Norte e o site TNOnline têm feito diariamente uma sabatina com candidatos dos maiores municípios da região. À exceção de Apucarana, onde os candidatos a vice-prefeito também serão sabatinados, os postulantes às prefeituras têm espaço para expor suas propostas e também responder às perguntas. Como é sabatina, uma ou outra questão, desde que limitada ao aspecto político, pode incomodar o candidato. É a diferença entre uma simples entrevista e uma sabatina, afinal o eleitor precisa conhecer bem seu candidato.


continua após publicidade

Suspender sessões

Nestas últimas semanas de campanha política, vereadores de alguns municípios estão defendendo a suspensão das sessões ordinárias por entenderem que precisam se dedicar em tempo integral à busca do voto para tentar se reeleger. Como na maioria das cidades do Vale do Ivaí as reuniões no legislativo acontecem apenas uma vez por semana e, em muitos casos, à noite, tem quem defenda a manutenção normal das sessões “até para mostrar ao eleitor que estamos trabalhando”. Nesta época, no entanto, as sessões são abertas e fechadas num piscar de olhos.

VAPT-VUPT

continua após publicidade

UMA POR MIL – A proliferação de farmácias em Apucarana pode chegar a ter uma por cada mil habitantes. Atualmente, segundo alguns levantamentos, a cidade já teria porto de 100 farmácias, entre pequenas, médias e grandes. Falta pouco.

PLANO DO LAURO – O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), candidato à reeleição, também deve soltar nos próximos dias seu plano de governo para uma eventual segunda gestão. Ele diz que o plano foi feito com ‘pés no chão’.

PRESENTE – Ao cumprimentar ontem o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB) pelo seu aniversário, o candidato à sua sucessão, vereador Recife (MDB), disse que não tinha dado tempo de comprar o presente. Junior respondeu: “me entregue dia 6”...