Tribuna do Norte Online

Coluna da Tribuna: Faxinal garante recursos para saúde

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 15/01/2025
Comitiva de Faxinal foi recebida ontem pelo secretário Beto Preto Comitiva de Faxinal foi recebida ontem pelo secretário Beto Preto

Cumprindo agenda ontem em Curitiba, o prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD) garantiu investimentos junto à Secretaria de Estado da Saúde. Acompanhado pelo secretário da pasta, Reginaldo Junior, e vereadores, Hermes foi recebido pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que anunciou a aquisição de uma nova ambulância para o município e recursos para reforma da UBS do distrito de Faxinalzinho. Também participaram do encontro o diretor da Sesa, César Neves, e assessor Adilson Silva Lino, que voltou à secretaria após disputar a prefeitura de Faxinal. A comitiva do prefeito Hermes também teve compromissos em outros órgãos. Na Sanepar, por exemplo, o prefeito foi cobrar soluções para a falta d’água na região dos Cinco Conjuntos.

Painel eletrônico

Dentro da proposta de modernizar a Câmara de Apucarana, um dos projetos de resolução que serão votados hoje, de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), prevê a implantação de sistema eletrônico para votação e presença durante as Sessões da Câmara Municipal de Apucarana. Segundo o vereador, o objetivo é proporcionar um plenário mais tecnológico e moderno. Adotado em várias Câmaras Brasil afora, o painel eletrônico já chegou a ser usado no legislativo municipal em 2019 na gestão do professor Luciano Molina como presidente da Casa. Foi na mesma época que aboliram os copos descartáveis, substituídos por xícaras e copos de vidro. Não deu muito certo.

Compasso de espera

O funcionalismo de Apucarana vive em compasso de espera depois da retirada dos projetos de votação na última sexta-feira (10). Os servidores aguardam as próximas movimentações do prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) em relação ao assunto. Algumas reuniões já estão ocorrendo sobre o tema envolvendo os vereadores da base para buscar alternativas após a repercussão negativa das medidas propostas inicialmente, que mudavam a progressão da carreira dos funcionários municipais e também o pagamento das gratificações. O vereador Moisés Tavares (PP), líder do prefeito na Câmara, disse à coluna que não há um novo prazo para o reenvio dos projetos que mexem com o funcionalismo.

Leia coluna completa da edição desta quarta-feira da Tribuna