MAIS LIDAS
VER TODOS

Vale do Ivaí

Morador transforma hobby em negócio promissor com plantas carnívoras

Com mais de 200 exemplares de diferentes espécies, ele está transformando a atividade em negócio

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2024, 09:31:13 Editado em 16.01.2024, 09:30:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ex-morador de Holambra, a “Cidade das Flores”, no estado de São Paulo, Wesley Fernando Lima da Silva, que há três anos reside em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, tem um hobby incomum: cultivar plantas carnívoras. Com mais de 200 exemplares de diferentes espécies, ele está transformando a atividade em negócio.

continua após publicidade

No pequeno viveiro de Wesley, localizado na residência localizada no Jardim Guanabara, ele cultiva desde as tradicionais Dionaea muscipula – a planta carnívora mais conhecida que lembra uma boca cheia de dentes - até espécies menos convencionais, como as Sarracênias, Droseras e Cephalotus. Cada uma delas, com suas particularidades e formas de capturar presas, atrai admiradores de todas as idades.

Wesley cultiva plantas carnívoras desde 2018, quando ainda residia em Holambra. No ano seguinte, se casou com uma moradora de Ivaiporã e decidiu mudar para a cidade.

continua após publicidade

Da coleção que tinha com cerca de 40 plantas, ele trouxe apenas um único exemplar para Ivaiporã, que acabou morrendo. "Na época não dei a atenção devida às mudanças de clima e daí a planta acabou morrendo. Só que eu nunca saí dos grupos (WhatsApp) e continuei tendo contato com o pessoal que trabalha com essa espécie."

- LEIA MAIS: Planta carnívora "conta" para controlar a digestão

Em maio de 2023, ele voltou a colecionar as plantas carnívoras e, em menos de um ano, já tem um número de plantas cinco vezes maior.

continua após publicidade

"É normal uma vaca comendo capim ou um boi pastando, mas não é normal uma planta comendo inseto. Só o fato delas serem carnívoras atrai muitas pessoas e realmente elas são magníficas", enfatiza o colecionador.

Ele diz ainda que o principal desafio para o cultivo de plantas carnívoras é encontrar cultivadores que realmente saibam o que estão vendendo. "Porque às vezes vem com o substrato errado, os cuidados de cultivo errado. Às vezes o vendedor nem sabe o nome da planta e ensinar como cuidar e muitas vezes a planta já chega à casa da pessoa quase morrendo".

Ele também comenta o perfil das pessoas que costumam gostar de plantas carnívoras. “Normalmente, são pessoas que gostam de plantas e que não gostam muito do comum. Samambaia quase todo mundo tem, então por que mais do mesmo? Vai muito do gosto da pessoa, uns acham muito legal e outros não querem nem passar perto de casa porque acham que as plantas vão jogar um veneno neles. Mas elas não representam nenhum risco para o ser humano, são mortais apenas para os insetos”, conta Wesley.

continua após publicidade

Wesley conta ainda que, na região, as pessoas acabaram conhecendo o seu trabalho a partir da divulgação do seu perfil no Instagram @cripta.das.carnivoras, onde compartilha fotos das diferentes espécies.

Assista:

TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Morador transforma hobby em negócio promissor com plantas carnívoras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!