MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Planta carnívora "conta" para controlar a digestão

Um estudo feito por cientistas alemães indica que plantas do gênero dioneia contam o número de vezes que insetos tocam  em suas folhas, para controlar a digestão. O toque gera reações de liberação de enzimas ou hormônios no estômago da planta, de maneira

Da Redação

·
Plantas carnívoras do gênero dioneia, popularmente conhecidas como "papa-moscas" contam os estímulos em seus capilares para controlar a digestão. Foto: awkwardbotany.com
Icone Camera Foto por Reprodução
Plantas carnívoras do gênero dioneia, popularmente conhecidas como "papa-moscas" contam os estímulos em seus capilares para controlar a digestão. Foto: awkwardbotany.com
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2016, 00:01:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um estudo feito por cientistas alemães indica que plantas do gênero dioneia contam o número de vezes que insetos tocam  em suas folhas, para controlar a digestão. O toque gera reações de liberação de enzimas ou hormônios no estômago da planta, de maneira análoga ao que acontece quando alimentos passam pela garganta no corpo humano.

continua após publicidade

Estudos anteriores já haviam indicado que o estímulo deve durar de 15 a 20 segundos para que a "boca" se feche, de maneira a economizar a energia que seria gasta em alarmes falsos, tais como gotas de chuva.

O novo estudo revela como a planta carnívora reage a estímulos subsequentes, acelerando o processo digestivo quando a captura é confirmada e aumentando a secreção de enzimas digestivas quando a presa é grande.

continua após publicidade

"A quantidade de ações potencias informa [a planta] a respeito do tamanho e conteúdo nutricional da presa", disse o pesquisador Rainer Hedrich, da Universidade de Wurzburg. "Isso ajuda a planta a balancear o custo e o benefício da caçada", continuou ele.

O professor Hedrich e seus colegas estimularam os capilares da planta mais de 60 vezes, utilizando um instrumento especial, ou, em alguns casos, um grilo.

Conforme os números aumentaram, bem como as taxas de hormônios e hidrólises para "quebrar" os nutrientes, a equipe percebeu um aumento na produção de canais de sódio. Os cientistas acreditam que este processo facilita a absorção de íons de sódio do animal que está sendo dissolvido, através de glândulas especiais

Fonte: bbcnews.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Planta carnívora "conta" para controlar a digestão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!