MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

MST cerca sede de fazenda no Norte do Paraná 

Aproximadamente 200 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), muitas delas mulheres, cercaram a sede da Fazenda Tabapuã, em Centenário do Sul, na região Norte do Paraná, na madrugada de deste domingo (10), conforme informação da Polí

Da Redação

·
Aproximadamente 200 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) cercaram a sede da Fazenda Tabapuã - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Aproximadamente 200 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) cercaram a sede da Fazenda Tabapuã - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2016, 15:56:00 Editado em 27.04.2020, 19:51:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Aproximadamente 200 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), muitas delas mulheres, cercaram a sede da Fazenda Tabapuã, em Centenário do Sul, na região Norte do Paraná, na madrugada de deste domingo (10), conforme informação da Polícia Militar (PM). De acordo com a versão de pessoas que residem no imóvel rural, os sem terra teriam ameaçado expulsar as famílias de lavradores que  residem na propriedade. Não há registro de feridos. O movimento cobra que a fazenda seja desapropriada para fins de reforma agrária.

continua após publicidade


As autoridades paranaenses afirmam que a invasão da propriedade em Centenário do Sul foi motivada pelo incidente de violência ocorrido na última quinta-feira (7) na Fazenda Araupel, no sudoeste do Paraná, quando em suposto confronto com a Polícia Militar, dois sem terra foram mortos em área rural de Quedas do Iguaçu.

PROTESTOS
Sábado (9) o MST invadiu uma praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Estado, e liberou a passagem veículos nas cancelas.

Cerca de dez mil pessoas participaram também no sábado de um ato de protesto no centro de Quedas do Iguaçu. Caixões funerários foram usados na mobilização.

continua após publicidade


FAZENDA TABAPUÃ
Conforme a Polícia Militar do Paraná (PMPR), a fazenda invadida neste domingo é de propriedade da Usina Central do Paraná e já havia sido ocupada outras vezes. A polícia confirma ainda que os sem terra bloquearam a porteira da fazenda . Na última sexta-feira (8) eles já haviam fechado um trevo que dá acesso aos perímetros urbanos dos municípios de Porecatu e Centenário do Sul.



A PM faz apenas faz o acompanhamento tático da mobilização dos sem-terra, sem se aproximar da propriedade. Fontes do Serviço de Inteligência (P2) da Polícia Militar receberam informação de que o MST pode invadir ainda a Fazenda Primavera, situada na região e também de propriedade da Usina Central.

SECRETÁRIO INFORMADO
O governo do Paraná, através do Secretário Especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, foi informado sobre a invasão da área rural neste domingo, mas ainda não anunciou nenhuma medida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "MST cerca sede de fazenda no Norte do Paraná "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!