MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

MST usa caixões em protesto contra morte de sem-terra no Paraná

LUIZ CARLOS DA CRUZ E JULIANA COISSI QUEDAS DO IGUAÇU E CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Caixões e bandeiras do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) deram o tom do protesto realizado na manhã deste sábado (9) contra a morte de dois sem-terra em

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.04.2016, 15:02:41 Editado em 27.04.2020, 19:51:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUIZ CARLOS DA CRUZ E JULIANA COISSI
QUEDAS DO IGUAÇU E CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Caixões e bandeiras do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) deram o tom do protesto realizado na manhã deste sábado (9) contra a morte de dois sem-terra em confronto com a Polícia Militar, em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, na quinta (7).
Cerca de 1.500 pessoas, segundo a PM, participam do ato organizado pelo MST. O movimento calcula 8.500 manifestantes.
Em frente aos manifestantes, 23 caixões lembravam as duas vítimas do confronto recente, os 19 sem-terra mortos em Eldorado dos Carajás, no Pará, em abril de 1996, e outras duas vítimas de conflito agrário também em Quedas do Iguaçu, em 1998.
Na plateia, havia bandeiras e cartazes do MST e de movimentos indígenas, além de faixas com a mensagem: "PM assassina".
Em discurso na cidade, a senadora Gleise Hoffman (PT-PR) responsabilizou o governador Beto Richa (PSDB) pela morte dos sem-terra, argumentando que ele é quem comanda a PM paranaense.
Gleisi pediu ao público que não generalize a crítica à PM, que, segundo ela, obedece o comando do governador Beto Richa e do chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, que era deputado federal pelo PSDB e se licenciou para assumir o cargo.
São eles, disse a senadora, os dois responsáveis pela morte dos sem-terra. Gleisi também aproveitou para defender a presidente Dilma Rousseff, protestando contra o impeachment em seu discurso.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do governador Beto Richa disse que "antes de atacar as pessoas com mentiras, a senadora tem que explicar as graves denúncias da Lava Jato envolvendo seu nome".
'NÃO VAI TER GOLPE!'
A manifestação também se tornou um ato de apoio a Dilma, com gritos de "Não vai ter golpe!"
Além de Gleisi, estavam presentes deputados estaduais do Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe e líderes gaúchos e catarinenses do MST.
Morreram na quinta-feira os sem-terra Vilmar Bordin, 44, e Leomar Bhorback, 25. A Secretaria de Estado da Segurança Pública diz que os seis policiais que estavam no local foram vítimas de uma emboscada, mesmo argumento usado pelos sem-terra. Nenhum PM foi baleado.
Nesta sexta, em entrevista à imprensa, a Polícia Civil divulgou trecho de depoimento de um dos seis sem-terra feridos na ação. Ele afirmou que as mortes ocorreram depois que um sem-terra deu um tiro, para cima, e um policial revidou.
Pela versão da PM apresentada nesta sexta, seis policiais foram à fazenda, onde funciona a empresa Araupel, para verificar a extensão dos danos de um incêndio. Estavam acompanhados de funcionários da empresa.
Ainda segundo a PM, o grupo foi abordado por sem-terra em uma moto. Na sequência, apareceram mais motos, uma caminhonete S-10 e um ônibus, houve o disparo e os policiais reagiram. A PM não confirmou se havia marcas de tiros nos pneus ou na lataria dos carros policiais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "MST usa caixões em protesto contra morte de sem-terra no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!