MAIS LIDAS
VER TODOS

MEIO AMBIENTE

Londrina sedia 1º Fórum Norte Paranaense de Gestão de Resíduos Sólidos

Evento reuniu diversos profissionais do setor público e da iniciativa privada, para tratar de temas como a transição energética e a reciclagem

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2023, 17:31:04 Editado em 23.11.2023, 17:32:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Promover a discussão sobre a gestão de resíduos e divulgar a destinação de recursos à projetos de cunho social e ambiental desenvolvidos por municípios paranaenses. Esses são os objetivos do 1º Fórum Norte Paranaense em Gestão de Resíduos Sólidos, realizado nesta quinta-feira (23), em Londrina, no norte do Paraná.

continua após publicidade

O evento, organizado pela Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea), reuniu representantes do poder público, como secretários municipais, agentes ambientais, supervisores e fiscais; estudantes de diversos cursos; e o público em geral, incluindo engenheiros ambientais, engenheiros civis, empresários, advogados, geógrafos e professores. A programação incluiu palestras, compartilhamento de experiências e apresentações de boas práticas por parte de empresas e organizações.

- LEIA MAIS: Região tem 3 cidades confirmadas com projetos do Minha Casa Minha Vida

continua após publicidade

Entre os palestrantes estava o promotor de Justiça Renato Sant'anna, do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), do Ministério Publico do Paraná, que ressaltou a importância do fórum que reuniu vários atores que trabalham com o gerenciamento de resíduos sólidos. "Achei muito importante a realização de um evento como esse que também deu voz às pessoas que trabalham em cooperativas e associações de reciclagem que puderam dar sua contribuição e falar sobre suas dificuldades e o valor dos materiais recicláveis", destacou.

Durante sua fala, o promotor deu um panorama da Operação Percolla, voltada à fiscalização do manejo dos resíduos sólidos em municípios paranaenses. O objetivo da ação, que é realizada desde 2019, é verificar se as Prefeituras têm destinado adequadamente seus resíduos sólidos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). No Vale do Ivaí, por exemplo, o promotor informa que ainda existem quatro municípios com lixões a céu aberto. Cruzmaltina, Faxinal, Kaloré e Marumbi. Confira no quadro abaixo.

Londrina sedia 1º Fórum Norte Paranaense de Gestão de Resíduos Sólidos
Foto por divulgação
continua após publicidade

O presidente da Anpea, Marcos Rodrigues ressalta que além de promover a discussão sobre a gestão de resíduos, o Fórum também visa divulgar a destinação de recursos, por parte da Itaipu Binacional, para projetos de cunho social e ambiental desenvolvidos por municípios paranaenses. “Também é uma forma de a Anpea divulgar o seu trabalho para as cidades da região, pois vamos realizar diversas ações nos próximos anos e pretendemos estreitar esses laços”, disse.

Rodrigues salientou, ainda, que o evento reuniu profissionais do poder público e do setor privado para fomentar, em Londrina e região, o debate sobre temas como a transição energética e a reciclagem. “Hoje em dia não é mais aceitável simplesmente descartar os resíduos em qualquer lugar. Tudo pode ser reaproveitado, e já existem tecnologias para reaproveitar tanto os resíduos recicláveis quanto os resíduos orgânicos, e até mesmo os resíduos perigosos. Quando uma sociedade aproveita melhor os seus resíduos, ela passa a gerar menos impacto para o meio ambiente, criando mais empregos e fazendo com que a economia circular se torne outro pilar de ações sustentáveis”, frisou.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

Deixe seu comentário sobre: "Londrina sedia 1º Fórum Norte Paranaense de Gestão de Resíduos Sólidos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!