MAIS LIDAS
VER TODOS

Mês da consciência negra

Irmãs quilombolas acumulam vitórias educacionais no Paraná

Débora e Michele são professoras da rede estadual e celebram a luta contra a desigualdade racial na educação neste Mês da Consciência Negra

Da Redação

·
Irmãs professoras alcançaram grandes objetivos educacionais durante período de docência
Icone Camera Foto por Reprodução/SEED
Irmãs professoras alcançaram grandes objetivos educacionais durante período de docência
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2023, 11:45:07 Editado em 21.11.2023, 11:44:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Duas irmãs quilombolas do Paraná alcançaram um objetivo muito especial nos últimos anos ao ingressarem na docência da rede estadual de educação do Paraná. Apesar dos percalços da vida, ambas conseguiram se tornar educadoras e celebram a luta contra a desigualdade racial na educação neste Mês da Consciência Negra.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Capacitação e planejamento são temas de evento do Fomento Paraná

Débora e Michele Ferreira nasceram em um quilombo e frequentar a escola foi um primeiro desafio na trajetória delas. Débora e Michele Ferreira enfrentavam 24 quilômetros todos os dias da Colônia Sutil à região central de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, para estudar. Débora terminou o Ensino Médio no Colégio Santana com bolsa e concluiu a graduação em Filosofia na Faculdade Santana. Michele estudou no Colégio Estadual Instituto de Educação e fez graduação em Sociologia na Faculdade Sagrada Família, também como bolsista.

continua após publicidade

Débora está na rede desde 2015 como professora de Filosofia. Atualmente, é diretora-auxiliar no Colégio Estadual Regente Feijó. Michele é professora de Sociologia na mesma instituição desde 2019. Elas estão entre os 13.317 servidores da educação que se declaram pretos ou pardos, mas foram pioneiras entre a população quilombola da região a abrir caminhos para outros jovens da comunidade a se inspirarem, se fortalecerem e perceberem que estudar é um direito de todos.

“Sempre enxerguei o caminho dos estudos como uma ferramenta poderosa quando queremos vencer”, diz Débora. “É um privilégio muito grande poder contribuir com a formação de jovens e adolescentes”, complementa Michele.

Débora e Michele foram beneficiárias de políticas de inclusão que reservam vagas em instituições públicas e concedem bolsas de estudos em universidades privadas a estudantes de baixa renda, vindos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A legislação que instituiu as cotas acabou de ser atualizada e agora inclui quilombolas no público atendido e estende a reserva para a pós-graduação e mestrado.

continua após publicidade

“Essas políticas públicas são uma conquista para nossos alunos quilombolas, e mais um caminho que se abre para que o aluno preto e a aluna preta estejam ocupando seus lugares na universidade”, diz Débora.

LUTA ANTIRRASCISTA

As educadoras sabem a inserção no ambiente escolar em cargos de docência e gestão demonstra aos jovens quilombolas que os espaços da educação também são para eles e que a luta antirracista deve ocorrer diariamente. Além disso, o fato de terem professores como elas à frente é uma forma de se reconhecerem.

continua após publicidade

“Durante a minha trajetória enquanto estudante não tive docentes que traziam essa visão. E também eu não me reconhecia enquanto negra. Foi com o passar do tempo que percebi a importância da minha cultura e da nossa identidade”, destaca Michele.

Débora ressalta que as ações adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), têm se mostrado eficazes nessa área. “Vejo que as equipes multidisciplinares para a educação das relações étnico-raciais são fundamentais para que nossos estudantes pretos e pretas entendam a necessidade e a importância de construir seus lugares de fala”, opina. “Sou grata por poder hoje, por meio da educação pública do Estado do Paraná, representar meus alunos e alunas pretas, e desejo que em mim eles enxerguem que sim, é possível”.

continua após publicidade

AÇÕES DA SEED

A Seed, por meio do Departamento de Educação Inclusiva/Coordenação de Diversidade e Direitos Humanos, possui diversas ações que acontecem durante todo o ano letivo, e formações pautadas no trabalho pedagógico no combate ao racismo no ambiente escolar, que se refletem no dia a dia das escolas e, consequentemente, nas relações estudantis.

As equipes multidisciplinares para a Educação das Relações Étnico-raciais (Emerer) atuam em situações de racismo dentro das escolas, com ações pedagógicas na perspectiva de uma educação antirracista. Cerca de 23 mil servidores, entre professores, pedagogos, agentes educacionais, estudantes e comunidade escolar passaram pela formação em 2023.

continua após publicidade

Além disso, a Secretaria trabalha para garantir o direito a pretos e pardos o acesso ao trabalho, por meio das cotas raciais, conforme os editais de concursos ou Processos Seletivos Simplificados (PSS) da rede estadual.

A Seed integra o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, criado por decreto para analisar, debater e elaborar estudos e alternativas de combate ao racismo no Estado.

Para 2024, está prevista a aquisição de livros paradidáticos na temática da educação das relações étnico-raciais e no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, para utilização em todas as escolas da rede.

MÊS E DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O mês de novembro é dedicado às celebrações da consciência negra. A data escolhida pela legislação é simbólica porque refere-se à morte de Zumbi, o mais importante líder do Quilombo dos Palmares, situado na região Nordeste do Brasil. As discussões sobre o tema também servem como reflexão sobre os quase 350 anos de escravidão e do tráfico das populações negras da África para o Brasil.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

Deixe seu comentário sobre: "Irmãs quilombolas acumulam vitórias educacionais no Paraná"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!