MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Viagem no tempo? Conheça o 1º homem a sugerir essa possibilidade

A ideia de um ser humano viajar no tempo sempre fez parte do inconsciente coletivo e do imaginário de um incontável número de seres humanos. Segundo alguns estudiosos do assunto, hoje a Física Quântica e a Matemática não descartam essa possibilidade. Mas

Da Redação

·
Foto: Reprodução/Planetário do Rio
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Reprodução/Planetário do Rio
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2016, 14:10:00 Editado em 23.11.2016, 15:23:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ideia de um ser humano viajar no tempo sempre fez parte do inconsciente coletivo e do imaginário de um incontável número de seres humanos. Segundo alguns estudiosos do assunto, hoje a Física Quântica e a Matemática não descartam essa possibilidade. Mas quem foi o primeiro o homem a imaginar a invisibilidade, viagem no tempo, antigravidade, bomba atômica e o laser? Todos estes elementos básicos predominantes apenas na ficção científica até pouco tempo foram produtos da mesma mente brilhante: H. G. Wells.

continua após publicidade
Viagem no tempo? Conheça o 1º homem a sugerir essa possibilidade
Foto por Reprodução

Ele nasceu em 21 de setembro de 1866 (150 anos atrás) em Londres (Inglaterra). Herbert George Wells foi o pai da ficção científica moderna. Júlio Verne (1828-1905) seria o avô da ficção científica e a Mary Shelly (1797-1851) seria a bisavó. H. G. Wells segue uma linha de ficção científica menos preocupada com a exatidão científica mas voltada no enredo humano chamada soft science fiction.

continua após publicidade

Sua primeira obra foi exatamente aquela que inaugurou outro sub-gênero instigante e muito popular hoje em dia: a distopia.  O livro se chamava a Máquina do Tempo (1895). Não foi a primeira história de viagem no tempo mas foi a primeira feita por uma máquina. O ícone da máquina do tempo vai permear a ficção científica anos mais tarde em várias obras como o Túnel do Tempo (1960), O Exterminador do Futuro (1984), De Volta para o Futuro (1985) e  Star Trek: O Primeiro Contato (1996). 

Desculpa para discutir classe sociais
Mas a viagem no tempo é só uma desculpa para Wells discutir as diferenças de classes sociais da Inglaterra da Revolução Industrial. Essa classes são separadas ao extremo da metáfora ficcional de duas raças provenientes do Homo Sapiens.  Uma curiosidade: o filme mais recente A Máquina do Tempo (2002) foi dirigido por Simon Wells, bisneto de autor vitoriano. 

Clique aqui e veja vídeo ilustrativo sobre viagem no tempo

Com informações de Naelton Araujo Fonte, do Planetário do Rio

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Viagem no tempo? Conheça o 1º homem a sugerir essa possibilidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!