Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cientistas detectam recentes erupções em Vênus

Loading...

DESCOBERTA DE ASTRÔNOMOS EUROPEUS

Cientistas detectam recentes erupções em Vênus

- Atualizado em 18/10/2016 15:41

Astrônomos europeus divulgaram nesta terça-feira (18) que constataram traços de erupções recentes próximo ao monte Idunn, em Vênus. De acordo com cientistas, a constatação indica que o subsolo do planeta ainda pode estar “vivo” no sentido geológico.A constatação foi relatada durante a conferência planetológica EPSC-DPS, em Pasadena (EUA). 

"Novos tecnologias possibilitaram juntar as fotos infravermelhas da Venera Express [missão da ESA a Vênus] com as imagens de radar de mais alta qualidade da sonda americana Magellan, que estudou Vênus entre anos 1990 e 1992," detalhou o astrônomo Piero D'Incecco

Os astrônomos detectaram flashes de luz infravermelha a partir da superfície do planeta. Normalmente, as ondas infravermelhas vêm de objetos quentes e por isso há uma enorme possibilidade de que a luz seja originada por lava fresca. Durante as análises foi apurado ainda que os pontos quentes continuaram a aquecidos, ressaltando a evidência de atividade vulcânica no planeta.

Estrutura geológica em foco
A comparação possibilitou aos cientistas estudar mais detalhadamente a estrutura geológica do planeta, acrescentaram astrônomos do Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR). Apesar de Vênus apresentar algumas semelhanças com a Terra, atualmente este planeta difere totalmente do nosso, pois em sua atmosfera atinge chega até a 462 graus centígrados e está cheia de gás carbônico e ácido sulfúrico, condições que não favorecem surgimento de vida na forma que a humanidade conhece.  

Praticamente sem água
Os cientistas ressaltam ainda que Vênus praticamente não tem água e a superfície do planeta está coberta por vulcões.

A partir da recente constatação, os astrônomos analisam restos de lava,para precisar exatamente quando ocorreu a erupção e qual a possível frequência das de situações similares em Vênus.

Clique aqui e veja vídeo sobre Vênus

Com informações do portal sciencerach.com

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60