O Lago Schmidt fica localizado na região Norte de Apucarana. O local também é conhecido como “Represa do Schmidt”, pois pertencia antigamente à Fazenda Santo Ângelo, do pioneiro Carlos Schmidt. Ele chegou a Apucarana em 1936. Sua propriedade tinha mais de 200 alqueires e, ao longo dos anos, foi desmembrada. Inúmeros bairros residenciais e núcleos habitacionais foram construídos em suas terras ao longo das últimas décadas.
Uma parte da fazenda foi desapropriada pelo município para criação do Parque Ecológico da Raposa. Inaugurado em 1989, o espaço foi construído na localidade conhecida como Gleba Schmidt, também uma referência à propriedade do pioneiro. O acesso ao parque é chamado de “Mata do Schmidt”, outra citação ao antigo morador.
- LEIA MAIS: Conheça Apucarana, município Localizado no norte do Paraná
Por muitos anos, o Lago Schmidt permaneceu isolado da área urbana. No entanto, a região registrou um grande crescimento urbano nas últimas décadas. Recentemente, o local recebeu melhorias. Uma calçada foi construída junto à represa na Avenida Rafael Sorpile, facilitando o tráfego de pedestres. O local é um dos pontos turísticos da cidade.
Inúmeros bairros estão instalados atualmente nas proximidades, como Charles Chaplin, Marcos Freire, Ouro Fino, Mathias Hoffman, Recanto Mundo Novo e Jardim Marissol II, entre outros. A Avenida Rafael Sorpile, que passa ao lado da represa, é uma via importante de ligação para a região do Núcleo Dom Romeu Alberti e também para o próprio Parque da Raposa.
Fonte - Prefeitura de Apucarana