TUDO SOBRE

Conheça a história da “Represa do Schmidt”, em Apucarana

O Lago Schmidt fica localizado na região Norte de Apucarana.  O local também é conhecido como “Represa do Schmidt”, pois pertencia antigamente à Fazenda Santo Ângelo, do pioneiro Carlos Schmidt.  Ele chegou a Apucarana em 1936. Sua propriedade tinha mais de 200 alqueires e, ao longo dos anos, foi desmembrada. Inúmeros bairros residenciais e núcleos habitacionais foram construídos em suas terras ao longo das últimas décadas.

Uma parte da fazenda foi desapropriada pelo município para criação do Parque Ecológico da Raposa. Inaugurado em 1989, o espaço foi construído na localidade conhecida como Gleba Schmidt, também uma referência à propriedade do pioneiro.  O acesso ao parque é chamado de “Mata do Schmidt”, outra citação ao antigo morador.

- LEIA MAIS: Conheça Apucarana, município Localizado no norte do Paraná

Por muitos anos, o Lago Schmidt permaneceu isolado da área urbana. No entanto, a região registrou um grande crescimento urbano nas últimas décadas. Recentemente, o local recebeu melhorias. Uma calçada foi construída junto à represa na Avenida Rafael Sorpile, facilitando o tráfego de pedestres. O local é um dos pontos turísticos da cidade. 

Inúmeros bairros estão instalados atualmente nas proximidades, como Charles Chaplin, Marcos Freire, Ouro Fino, Mathias Hoffman, Recanto Mundo Novo e Jardim Marissol II, entre outros. A Avenida Rafael Sorpile, que passa ao lado da represa, é uma via importante de ligação para a região do Núcleo Dom Romeu Alberti e também para o próprio Parque da Raposa.     

Fonte - Prefeitura de Apucarana

SAIBA MAIS SOBRE

Alvo de operação da PF, Alexandre Pires tem show adiado
Circuito Apucaranense de Futevôlei define campeões em cinco categorias
Papai Noel dos Correios amplia prazo para entrega de presentes
Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 27 milhões
Secretaria da Saúde promove acolhimento do Programa Mais Médicos
Paraná recebe primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do País
1 2 3 4 5