MAIS LIDAS
VER TODOS

HISTÓRIA

Tribuna do Norte completa 30 anos de credibilidade na região e no Paraná

O jornal Tribuna do Norte, de Apucarana, completa nesta quarta-feira (3), 30 anos de fundação, se constituindo um dos melhores e mais importantes jornais diários do Paraná. Ao longo deste período se notabilizou pela defesa dos interesses políticos, econôm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2021, 06:00:00 Editado em 02.03.2021, 23:12:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O jornal Tribuna do Norte, de Apucarana, completa nesta quarta-feira (3), 30 anos de fundação, se constituindo um dos melhores e mais importantes jornais diários do Paraná. Ao longo deste período se notabilizou pela defesa dos interesses políticos, econômicos e sociais de Apucarana, Arapongas, do Vale do Ivaí e de toda a região Norte do Paraná, sobretudo em defesa dos pequenos municípios do interior.

continua após publicidade

A Tribuna do Norte começou pequena, porém cresceu e chegou à maioridade conquistando cada vez mais leitores pelo seu conteúdo editorial sério, independente e objetivo na maneira de levar as informações aos leitores. Com circulação atual em 30 municípios que somam uma população de mais de 480 mil habitantes, a Tribuna sempre teve vocação pelo regional.

Um veículo que encontrou muitas dificuldades nesta sua caminhada, assim como outros jornais do interior, porém superou os obstáculos, avançou em termos de parque gráfico e de tecnologia da informação, ampliando sua atuação para além do impresso, e ocupando seu espaço no jornalismo moderno das mídias sociais e das plataformas digitais.

continua após publicidade

A Tribuna do Norte é fruto da fusão de dois jornais diários que existiam na década de 90 em Apucarana: a Tribuna da Cidade, impresso mais antigo, fundado em 1969, e o Jornal do Norte, que foi fundado em 1985.

Segundo o diretor presidente do Grupo Tribuna, Baltazar Eustáquio de Oliveira, o Taquinho, na época havia uma certa animosidade entre os dois jornais. Então, houve uma conversa entre as duas empresas, chegando-se à conclusão de que Apucarana não comportava dois jornais diários e que o melhor caminho era fazer a fusão.

“Foi uma conversa que se prolongou por poucos meses, numa negociação até certo ponto rápida e aí nós fizemos essa fusão”, relata Taquinho, que na época era diretor proprietário do Jornal do Norte. “Assim, como um era Tribuna da Cidade e o outro Jornal do Norte, nós optamos pelo nome de Tribuna do Norte”, explica.

continua após publicidade

PARCEIROS

A Tribuna do Norte começou com quatro acionistas: Baltazar Eustáquio de Oliveira, o Taquinho, Ricardo Amaral e o Grupo Sacchelli. O Grupo Sacchelli tinha 50% das ações e Taquinho e Ricardo Amaral 25% cada.

Em 2007, Taquinho fez um acordo com Ricardo Amaral e adquiriu sua parte e há três anos atrás adquiriu as demais partes do Grupo Sacchelli. Em junho do ano passado, um dos ex-acionistas da Tribuna, o empresário Nilson Alves Ribeiro, do Grupo Sacchelli, morreu na Itália, onde estava residindo.

continua após publicidade

“Todos eles foram muito importantes nesses 30 anos para que a Tribuna viesse a existir. Eu tenho que compartilhar todo este sucesso alcançado, graças a Deus, com eles. Eu não posso esquecer essa parceria que houve com esses acionistas”, afirma Taquinho.

"Nesses 30 anos, a Tribuna do Norte vem informando de maneira ampla tudo que acontece em Apucarana, Arapongas, no Vale do Ivaí e em outras cidades da vizinhança, se consolidando como um jornal regional", disse Ricardo Amaral, ex-acionista

continua após publicidade

Importância Regional

Os ex-acionistas Ricardo Amaral e Umberto Cilião Sacchelli (Grupo Sacchelli) veem a Tribuna do Norte como um importante veículo de comunicação, que sempre levantou a bandeira do desenvolvimento regional e sempre pautou seu noticiário em mostrar o potencial econômico e os acontecimentos da região.

“Nesses 30 anos, a Tribuna do Norte vem informando de maneira ampla tudo que acontece em Apucarana, Arapongas, no Vale do Ivaí e em outras cidades da vizinhança, se consolidando como um jornal regional”, comenta Ricardo Amaral. Segundo ele, uma coisa importante é que a Tribuna tem informado aos empresários as oportunidades de investimentos, mostrando o grande potencial que Apucarana, Arapongas e o Vale do Ivaí têm nas áreas de indústria, comércio, agronegócio e turismo, entre outras. “São notícias que agregam valor àquilo que o Vale do Ivaí tem de bom. Imagina que, se não fosse a Tribuna, quem sabia que em Apucarana existe uma vinícola tão bem estruturada e com produto de qualidade?”, comenta.

Mesma opinião tem Umberto Cilião Sacchelli, o Umbertinho, para quem o que diferencia a Tribuna do Norte de outros jornais é que ela dá valor às coisas da região onde está inserida. “É um jornal que nos deixa informado de tudo que acontece em Apucarana e região em todas as áreas, sobretudo trazendo uma informação confiável e com ética”, afirma Umbertinho Sacchell

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de tribuna30anos

    Deixe seu comentário sobre: "Tribuna do Norte completa 30 anos de credibilidade na região e no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!