MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Veja quais cidades vão receber o CastraPet Paraná em janeiro

Apucarana e Arapongas recebem o programa nos dias 13 e 14 de janeiro

Da Redação

·
Governo do Estado reiniciou nesta segunda-feira (9) o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná)
Icone Camera Foto por AEN
Governo do Estado reiniciou nesta segunda-feira (9) o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná)
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.01.2023, 16:57:30 Editado em 09.01.2023, 16:57:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Estado reiniciou nesta segunda-feira (9) o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). São Mateus do Sul é o primeiro município contemplado em 2023. A ação acontece nesta segunda e terça-feira (9 e 10) e vai beneficiar 326 animais. Já Apucarana e Arapongas recebem o programa nos dias 13 e 14 de janeiro.

continua após publicidade

O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.

O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas, e na prevenção das zoonoses. Está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal.

continua após publicidade

“Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentemente, de maus-tratos nas ruas”, explica o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. “É um braço do governo estadual para as prefeituras, considerando as dificuldades enfrentadas pelos municípios”.

O programa que começou em 2019 vai além do procedimento de esterilização. Durante a ação, as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.

Desenvolvido no início do primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, até dezembro de 2022 o CastraPet Paraná atendeu 57,5 mil pets. O investimento desde o início do programa até março deste ano somará R$ 15,8 milhões e chegará a 275 dos 399 municípios do Estado. Os recursos são do tesouro estadual e de emendas parlamentares.

Confira o calendário:

  • Apucarana (13)
  • Arapongas (14)
  • Califórnia (15 e16)
  • Marilândia do Sul (17)
  • Tamarana (17)
  • Rio Bom (18)
  • Novo Itacolumi (18)
  • Faxinal (19)
  • Ariranha do Ivaí (19)
  • Nova Tebas (21)
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Veja quais cidades vão receber o CastraPet Paraná em janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!