O Governo do Estado reiniciou nesta segunda-feira (9) o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). São Mateus do Sul é o primeiro município contemplado em 2023. A ação acontece nesta segunda e terça-feira (9 e 10) e vai beneficiar 326 animais. Já Apucarana e Arapongas recebem o programa nos dias 13 e 14 de janeiro.
O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.
O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas, e na prevenção das zoonoses. Está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal.
“Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentemente, de maus-tratos nas ruas”, explica o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. “É um braço do governo estadual para as prefeituras, considerando as dificuldades enfrentadas pelos municípios”.
O programa que começou em 2019 vai além do procedimento de esterilização. Durante a ação, as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.
Desenvolvido no início do primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, até dezembro de 2022 o CastraPet Paraná atendeu 57,5 mil pets. O investimento desde o início do programa até março deste ano somará R$ 15,8 milhões e chegará a 275 dos 399 municípios do Estado. Os recursos são do tesouro estadual e de emendas parlamentares.
Confira o calendário:
- Apucarana (13)
- Arapongas (14)
- Califórnia (15 e16)
- Marilândia do Sul (17)
- Tamarana (17)
- Rio Bom (18)
- Novo Itacolumi (18)
- Faxinal (19)
- Ariranha do Ivaí (19)
- Nova Tebas (21)
Deixe seu comentário sobre: "Veja quais cidades vão receber o CastraPet Paraná em janeiro"