MAIS LIDAS
VER TODOS

Semana da Água

Vale do Ivaí receberá ações de conscientização e conservação ambiental

A primeira ação de restauração de nascente acontecerá na quarta-feira (20), em Jandaia do Sul

Da Redação

·
Uma das atividades previstas é a conservação de nascentes com solo-cimento
Icone Camera Foto por Jonathan Campos/Secom
Uma das atividades previstas é a conservação de nascentes com solo-cimento
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2024, 12:36:17 Editado em 18.03.2024, 12:36:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Conservação de nascentes, plantio de mudas e ações de conscientização ambiental. Essas são algumas das atividades que o Instituto Água e Terra (IAT) irá desenvolver no Paraná durante a Semana da Água. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado na sexta-feira (22). Por ser o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos no Estado, o instituto aproveitará para reforçar ainda mais a necessidade da preservação do meio ambiente como forma de garantir água de qualidade a todos os paranaenses.

continua após publicidade

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destaca a importância das ações do órgão para o uso sustentável da água no Estado. “A gestão dos recursos hídricos é feita em conjunto pelo IAT e pelos comitês de bacias hidrográficas. Esse funcionamento é essencial para garantir que a água possa trazer benefícios econômicos e sociais para a população e ainda assim manter a qualidade necessária para a manutenção da biodiversidade”, disse.

Uma das atividades previstas é a conservação de nascentes com solo-cimento. Na técnica, que é bastante difundida no meio rural, a fonte passa primeiramente por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, são colocados canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Outono terá veranicos, nevoeiros, geadas e diminuição das chuvas no PR

A primeira ação de restauração acontecerá na quarta-feira (20), em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. O órgão irá apoiar a conservação de uma nascente em uma propriedade rural do município, através do projeto Água é Vida, da prefeitura local. Além do IAT, a atividade conta com o apoio da Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (Cooperval) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).

No mesmo dia, o IAT irá acompanhar o plantio de mudas nativas em uma nascente de outra propriedade privada de Jandaia do Sul. O reservatório já passou pelo processo de conservação na última quinta-feira (14) e para concluir os procedimentos as espécies exóticas de eucalipto (Eucalyptus sp.) do local serão substituídas por plantas nativas.

continua após publicidade

Em Maringá, mudas de espécies como gurucaia (Parapiptadenia rigida Bentham), araçá-amarelo (Psidium cattleyanum), pitanga (Eugenia uniflora), cedro (Cedrela fissilis Sprengel), canafístula (Peltophorum dubium) e peroba rosa (Aspidosperma polyneuron) serão fornecidas pelo viveiro do instituto que atende a região Noroeste.

Por fim, na sexta-feira (22), outras duas nascentes passarão pelo processo de reforço. Pela manhã, será feita a conservação de uma nascente que deságua no Ribeirão Coqueiro, afluente do Rio Pirapó, em Ângulo, na região Noroeste. À tarde, a ação será em uma nascente em Munhoz de Mello, na região Norte, responsável por abastecer cinco famílias da área rural do município. As duas atividades serão feitas com o apoio das prefeituras municipais e do IDR-Paraná.

CONSCIENTIZAÇÃO

Junto às ações de conservação, o instituto irá focar na conscientização ambiental. A primeira atividade ocorre na quinta-feira (21), em Itaúna do Sul, no Noroeste, em parceria com o município. A solenidade reunirá proprietários de imóveis e lideranças locais para discutir a preservação de nascentes do município, com a participação do IAT e do IDR-Paraná para explicar como funciona o processo de conservação.

continua após publicidade

Em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, o instituto vai organizar a atividade Água de Qualidade, uma ação de conscientização destinada aos agricultores do município realizada no dia 22 de março. A ação é ligada ao programa Cultivando Água Limpa, da prefeitura, que promove a identificação e a preservação de nascentes em propriedades da bacia do Rio Pindaúva, manancial que abastece a cidade. Técnicos do IAT e do IDR-Paraná irão participar de oficinas sobre vários temas relacionados à água.

Além disso, os 21 núcleos regionais do IAT estarão envolvidos com a celebração, promovendo atividades de conservação, educação ambiental e sustentabilidade.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2024, o tema da data será "Água para a Paz", para reforçar a importância do papel da água na promoção da harmonia e na prevenção de conflitos. Já no Brasil, o tema da data comemorativa neste ano é “A Água nos Une, o Clima nos Move”, definido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculado ao governo federal, como forma de destacar os impactos das mudanças climáticas sobre as águas.

Serviço:

continua após publicidade

21 de Março

Reunião para discutir a conservação de nascentes - 17h

Biblioteca Cidadã Municipal - Rua Paraná, 628 - Itaúna do Sul

22 de Março

Evento Água de Qualidade - 8h às 12h

Pesqueiro Castelinho - estrada para Santa Bárbara – Ivaiporã

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Vale do Ivaí receberá ações de conscientização e conservação ambiental"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!