MAIS LIDAS
VER TODOS

DESENVOLVIMENTO

Vale do Ivaí discute ações de desenvolvimento sustentável

O encontro para abordar as propostas aconteceu na Vinícola Casa Carnasciali, em Apucarana

Da Redação

·
Vale do Ivaí discute ações de desenvolvimento sustentável
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.04.2022, 13:55:01 Editado em 20.04.2022, 13:54:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Lideranças regionais e dirigentes de órgãos do Governo do Estado do Paraná se reuniram nesta terça-feira (19), em Apucarana, na Vinícola Casa Carnasciali, para abordar propostas de desenvolvimento sustentável, no âmbito do “Território do Vale do Ivaí”.

continua após publicidade

O "Território do Vale do Ivaí" foi criado em 2009, sendo um órgão de deliberação colegiada, de caráter permanente, representativo e participativo. A área de atuação do território compreende 27 municípios e, conforme seu estatuto, tem caráter permanente de implementação de programas e ações que visam o desenvolvimento da região.

No encontro, técnicos do IDR/SESA/SEAB, de Apucarana e Ivaiporã, ministraram palestra abordando a “Agroindústria Familiar: contextualização e procedimentos para instalação”. Os escritórios regionais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, apresentaram a “Rede de Serviços da SEJUF”.

continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, acompanhado de seu vice, Paulo Vital, destacou o empreendimento da agricultura de precisão, combinado com a nova opção do enoturismo, criado com a Vinícola Casa Carnasciali. “Trata-se de um turismo gastronômico, para conhecer e apreciar o universo do vinho”, pontuou, conclamando as lideranças presentes a apoiarem novos empreendimentos de turismo. “O Vale do Ivaí é único e maravilhoso, com seus rios, nascentes, cachoeiras e serras”, frisou o prefeito.

A gestora do Território do Vale do Ivaí, Lúcia de Jesus Maia Buzato, diz que o objetivo deste colegiado é desenvolver a região de forma econômica, ambiental, social e sustentável. “Discutimos e contribuímos na implementação de projetos que resultem em melhor qualidade de vida da população regional. O Vale do Ivaí é forte na agricultura, mas existem outras potencialidades a serem exploradas, como o turismo e a agroindústria”, assinala Lúcia.

Ainda no evento, em Apucarana, o proprietário da Vinícola Casa Carnasciali, Rogério Carnasciali, fez a apresentação do empreendimento e seu atual estágio. Segundo ele, a vinícola se tornou um novo atrativo no Norte do Paraná e vem recebendo, principalmente nos fins de semana, visitantes de Maringá, Londrina e de outras regiões do Estado. “Os empreendimentos de turismo precisam de apoio do poder público e, em Apucarana, estamos recebendo uma atenção especial”, frisou Carnasciali.

continua após publicidade

O evento contou com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e da secretária de assistência social de Licianópolis, Lúcia de Jesus Maia Buzato, que é coordenadora do Grupo gestor do Território do Vale do Ivaí.

Também participaram Antonio Biral Filho, chefe do Núcleo Regional da SEAB de Apucarana; Vitória Maria Montenegro Holzmann, chefe do núcleo regional da SEAB de Ivaiporã; Romeo Suzuki, gerente Regional do IDR em Apucarana; Alini Taichi da Silva Machado, gerente Regional do IDR em Ivaiporã; Márcia Regina da Silva de Souza, chefe do Escritório Regional da SEJUF em Apucarana; Tiago Cunha, consultor do Sebrae em Apucarana; Fabiane de Oliveira Domingos, coordenadora do curso de Turismo e Negócios da Unespar Apucarana; e Gerson Canuto, Secretário de Agricultura de Apucarana, representando todos os demais secretários de agricultura dos municípios.


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Vale do Ivaí discute ações de desenvolvimento sustentável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!