Vale do Ivaí

Vacinas: Mais 649.420 vacinas chegam ao Paraná nesta semana

O objetivo da Secretaria é aplicar pelo menos a primeira dose em 80% da população com mais de 18 anos

Da Redação ·
Nova remessa inclui imunizantes destinadas à primeira e segunda aplicação
fonte: José Fernando Ogura/AEN
Nova remessa inclui imunizantes destinadas à primeira e segunda aplicação

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo (25), que estará sendo enviado ao Paraná nos próximos dias mais 649.420 doses de vacinas contra a Covid-19. 

continua após publicidade

O lote inclui cerca de 130 mil doses para a primeira aplicação, o que deve garantir o avanço da campanha de imunização por idade no Estado. As demais são destinadas a grupos prioritários imunizados no primeiro semestre.

A entrega será composta por 361.250 doses do imunizante Covishield, da AstraZeneca; 170.000 da CoronaVac, do Instituto Butantan/Sinovac; e 118.170 doses da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech. O governo federal ainda vai confirmar a data da distribuição.

continua após publicidade

Das vacinas Covishield, 63.000 chegam por meio do consórcio Covax Facility, enquanto as outras 298.250, serão enviadas diretamente pelo Ministério da Saúde (via Fiocruz), todas destinadas à segunda dose. As 170 mil doses da Coronavac serão destinadas para primeira e segunda aplicação. Já das 118.170 Comirnaty, que completam o lote, 44.891 são para primeira dose e o restante para segunda.

Assim que chegarem ao Estado, os imunizantes serão recebidos e separados pela Secretaria de Estado da Saúde, no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para serem distribuídos rapidamente entre as 22 Regionais de Saúde.

O objetivo da Secretaria é aplicar pelo menos a primeira dose em 80% da população com mais de 18 anos no Paraná até o final de agosto. O restante da população adulta será imunizado até o final de setembro.