A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ivaiporã que vai reforçar os trabalhos da rede pública de saúde deve ser entregue à população até novembro.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira (24), pelo prefeito Luiz Carlos Gil (PSD), durante visita no prédio onde será instalada a unidade. A UPA foi construída na gestão anterior do prefeito Carlos Gil e entregue no final de 2016, mas não foi colocada em operação.
Para a compra de equipamentos e reforma do prédio, o prefeito Carlos Gil, estima investimentos de aproximadamente R$ 1.3 milhão. Com a inauguração serão investidos na UPA para atendimento à população recursos mensais na ordem de R$ 600 mil por mês.
A UPA vai funcionar de modo ininterrupto nas vinte e quatro horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos, e contará com uma equipe multiprofissional interdisciplinar no atendimento das urgências e emergência.
“A nossa intenção é inaugurar a UPA em novembro, no mês de aniversário de Ivaiporã. Entendo que é um grande presente para a população, que passará a ser atendida num local novo, especializado, com toda a estrutura, com todo o fluxo necessário e pessoal treinado para os atendimentos de urgência e emergência”, relatou Carlos Gil.
Atualmente os atendimentos de urgência e emergência funcionam junto ao Hospital Municipal de Ivaiporã. No prédio da UPA, no momento está instalado alguns setores do Departamento de Saúde e a base descentralizada do Samu 192, que após a entrega em novembro, será transferida para o Hospital Municipal de Ivaiporã.
A UPA contará com 12 leitos de emergência, sala de estabilização; sala eletrocardiografia; sala de raio-x; sala de gesso; sala de sutura; sala de observação; sala de recepção; sala de centro de apoio à administração, posto de enfermagem, isolamento, lavanderia e central de material de esterilização.
No hospital municipal serão mantidos os internamentos encaminhados pela UPA, partos, cesáreas e cirurgias de média complexidade – além do atendimento do Samu 192.
Também marcaram presença, o vice-prefeito Marcelo Reis, a diretora de Saúde Cristiane Pantaleão, o diretor de obras Bruno Montoro, a presidente da Câmara de Vereadores Gertrudes Bernardy e o vereador Emerson Bertotti (Fio), e servidores da saúde municipal.
UPA
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências.
Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento
Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
Deixe seu comentário sobre: "UPA de Ivaiporã deve ser entregue em novembro; veja"