Entre janeiro e junho de 2022, as equipes técnica e médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24) de Ivaiporã realizaram 17.230 atendimentos. Dentre os atendimentos foram realizados 3.082 raio-X. Ou seja, 1.175 foram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, as equipes técnica e médica fizeram 357 pequenos procedimentos; 322 eletrocardiogramas; e 274 atendimentos de pacientes atendidos foram encaminhados via Samu 192.
No que se refere aos atendimentos por classificação de risco 15.019 passaram pela classificação. Deste total, 663 casos de emergência; 3.718 muito urgente; 8.840 urgência; 1.111 pouco urgente; e 687 não urgente.
Urgência e emergência
A UPA 24 mantém 2 médicos de plantão entre as 11h00 e 23h00 para que os casos de urgência e emergência sejam atendidos com mais celeridade e eficácia. “Os casos de urgência e emergência seguem protocolo e organização técnica, e são classificados pelas cores vermelha e laranja – estes podem demorar até 4 horas para estabilizar o paciente, e precisa da equipe técnica e médica monitorando. No que se refere às cores amarelo, verde e azul são referentes aos casos que podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde [UBS]. Por isso, estes casos são triados e direcionados para as UBS. Quanto menos casos azul e verde comparecer a UPA, melhor será o atendimento direcionado aos casos mais graves”, esclareceu a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão.
Em novembro de 2021, a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis estruturou e inaugurou a UPA 24. “O nosso foco é a população que nos deu voto de confiança para administrar o município. Há muito que fazer. Mas trabalhamos bastante em 1 ano e 6 meses de gestão priorizando, por exemplo, a educação, a saúde e a assistência social – além de grandes obras que fazem a diferença na vida da população. No entanto, só foi possível graças a união dos servidores”, analisou o prefeito Carlos Gil.
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