Vale do Ivaí

UPA 24h de Ivaiporã atende 2.812 pacientes em janeiro

Dos 2.812 pacientes 27% foram classificados com amarelo e vermelho, que são casos urgentes e emergentes

Da Redação ·

A exemplo de outros municípios brasileiros, Ivaiporã apresentou aumento na procura por atendimentos de síndromes respiratórias. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) foram atendidos 2.812 pacientes em janeiro.

continua após publicidade

Conforme dados do Departamento Municipal de Saúde 235 pacientes ficaram em observação. Além disso, foram feitos mais de 300 raio-x.

Dos 2.812 pacientes 27% foram classificados com amarelo e vermelho, que são casos urgentes e emergentes – atendidos em até 15 minutos, enquanto 73% foram classificados como azul e verde, que são casos eletivos atendidos após 60 minutos ou nas Unidades Básicas de Saúde.  

continua após publicidade

“O correto é chegar a 90% dos casos classificados de amarelo e vermelho na UPA 24h, e apenas 10% dos casos eletivos. Por isso, reforçamos que a população deve dar preferência a UBS mais próximas de casa”, avisou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão.

Muitas vezes, um atendimento de urgência pode demorar até 2h. Nesse aspecto, a equipe médica precisa estar disponível para dar atenção aos casos urgentes.

“Neste momento, precisamos ser solidários. A população está cansada e os profissionais de saúde também. Então, precisamos nos acalmar. Recorrer às redes sociais para expor os profissionais de saúde só piora e desgasta. Os profissionais de saúde trabalham, há 2 anos, atendendo e vacinando a população”, conscientizou Cristiane Pantaleão.