MAIS LIDAS
VER TODOS

MAUÁ DA SERRA

Trabalhadores resgatados no Paraná viviam em curral ao lado de animais

Quatorze homens foram foram encontrados em situação análoga à escravidão em uma pedreira; 7 são de Mauá da Serra e outros 7 do Piauí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2023, 16:48:30 Editado em 30.03.2023, 21:37:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Trabalho de Paraná (MPT-PR), através da procuradoria de Londrina, confirmou na manhã desta quinta-feira (30), que 14 trabalhadores em situação análoga a escravidão foram resgatados em Mauá da Serra, no norte do Estado. As vítimas são sete homens naturais do município e outros sete do Piauí. Eles foram retirados do local insalubre e levados para um hotel.

continua após publicidade

Conforme o MPT, os resgatados trabalhavam em uma pedreira, com condições degradantes e sem segurança. A pedreira não possui licença para detonação e além disso os trabalhadores criavam o próprio explosivo mediante a mistura de pólvora com salitre, carvão e enxofre o que representa risco à vida.

- LEIA MAIS: PF cumpre 7 mandados relacionados ao trabalho escravo no RS

continua após publicidade

Parte dos trabalhadores vivia em um curral com cozinha e colchões improvisados ao lado de animais e a outra parte vivia em tendas montadas com lonas no local onde realizavam o trabalho. Segundo o MPT, eles trabalharam durante oito meses nessas condições.

Além disso, de acordo com o MPT, os proprietários da pedreira abatiam gastos com despesas pessoais dos salários dos trabalhadores que não conseguiam pagar dívidas.

 Trabalhadores fabricavam os explosivos
Foto por reprodução/MPT
Trabalhadores fabricavam os explosivos
continua após publicidade

RESGATE

O resgate foi feito na segunda-feira (27) e na terça-feira (28) foi realizada uma oitiva com os trabalhadores e empregadores. O MPT repassou que o prazo final para o empregador fazer o pagamento dos salários dos trabalhadores é nesta sexta-feira (31). O órgão também planeja um acordo com o contratante para resolver os acertos trabalhistas.

A pedreira foi interditada e os responsáveis foram autuados por trabalho análogo a escravidão, conforme o órgão.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Trabalhadores resgatados no Paraná viviam em curral ao lado de animais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!