MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Surto de covid atinge reserva indígena no Paraná

Em nove dias, 37 indígenas foram diagnosticados na aldeia Ivaí, em Manoel Ribas

Da Redação

·
Surto de covid atinge reserva indígena no Paraná
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.10.2020, 17:27:04 Editado em 09.10.2020, 21:14:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Saúde de Manoel Ribas está tentando conter um surto de covid na aldeia indígena Ivaí. Segundo informações do setor de epidemiologia do município, 37 indígenas já testaram positivo para o vírus e cerca de 140 resultados de exames são esperados. O paciente zero - um idoso de 84 anos que está internado em estado grave na UTI - foi diagnosticado há nove dias.

continua após publicidade

Segundo o enfermeiro responsável pelo setor de Epidemiologia do município, Claudinei Batista de Jesus, após uma reunião com lideranças indígenas a reserva foi fechada e os moradores - cerca de 1,8 mil membros da etnia kaingang - estão isolados. "Temos dificuldade de atuar ali porque há uma questão cultural envolvida", comenta.

Nesta sexta-feira, uma reunião foi realizada com representantes da Secretaria de Saúde do município, Ministério Público, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e lideranças indígenas. "O MP vai acionar a Funai e o Ministério da Saúde para dar um apoio nesta situação, uma vez que a saúde indígena é de responsabilidade federal", comenta.

continua após publicidade

A Prefeitura de Manoel Ribas está desenvolvendo ações de emergência para garantir que os indígenas tenham acesso a insumos de higiene para prevenção do contágio. "Estamos distribuindo mangueiras, ajudando a instalar pias e auxiliando na produção de sabão, além de fornecer álcool gel", comenta.

Na manhã desta sexta-feira, entretanto, a reserva foi atingida por um temporal, o que prejudica o andamento das ações. Segundo informações da Defesa Civil do município, o posto de saúde, a escola e casas da reserva foram destelhadas. A equipe esteve no local fazendo distribuição de lonas, mas o levantamento dos estragos não havia sido fechado até a tarde desta sexta-feira.

A reserva fica a cerca de 5 km da sede de Manoel Ribas. O município soma 145 casos de covid desde o início da pandemia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Surto de covid atinge reserva indígena no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!