MAIS LIDAS
VER TODOS

idr-paraná

Soja orgânica aumenta rendimento de produtores de Jardim Alegre

A soja orgânica é destinada à alimentação humana, bem como à fabricação de ração para animais criados no sistema orgânico

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2024, 12:31:05 Editado em 19.02.2024, 12:31:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Paraná está colhendo mais uma safra de soja e a produção do Estado nesta safra é estimada em 19,2 milhões de toneladas, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento. Grande parte deste volume é de grãos colhidos em plantios convencionais ou produzidos a partir de sementes transgênicas. No entanto, uma pequena parte de agricultores aposta no plantio orgânico para aumentar a sua remuneração – o ganho pode ser de 30%.

continua após publicidade

A soja orgânica é destinada à alimentação humana, bem como à fabricação de ração para animais criados no sistema orgânico. No município de Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, quatro agricultores do Assentamento 8 de Abril estão produzindo soja sem usar agrotóxico. Para tanto, eles contam com a assistência técnica do IDR-Paraná.

O extensionista Luiz Carlos de Castro, do IDR-Paraná de Faxinal, acompanha os plantios. Ele informou que a produção orgânica envolve a adoção de diversas práticas. “Os produtores do assentamento usaram sementes da variedade BRS 539, da Embrapa. É uma variedade convencional que tem a tecnologia block, que aumenta a tolerância ao ataque de percevejos, e a Shield, que confere resistência às plantas contra a ferrugem asiática”, afirma. Além disso, os cultivos foram adubados com a cama de frango peletizada e o yoorin, um fertilizante fosfatado.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Secretaria da Saúde do Paraná abre PSS com vagas para Apucarana; veja

O plantio orgânico exige outros cuidados. Os agricultores também fizeram barreiras físicas em volta das lavouras, com o capim napier para evitar a contaminação com agrotóxicos de outras lavouras. O controle de pragas e doenças foi feito com o MIP (Manejo Integrado de Pragas) e MID (Manejo Integrado de Doenças).

Castro observa que neste ano não apareceu lagarta nas lavouras e o percevejo foi controlado com a soltura de vespinhas nas áreas cultivadas. E o cuidado vai além. Durante a colheita são feitos o controle e limpeza de caminhões e colheitadeiras que entram nas propriedades, a fim de evitar a contaminação.

continua após publicidade

Em Jardim Alegre as primeiras áreas foram plantadas em outubro e sofreram um pouco com a estiagem de dezembro. Essas lavouras começaram a ser colhidas e a produtividade alcançada tem sido de 50 sacas/ha, muito próximo da média regional que é de 60 sacas/ha. Já as lavouras plantadas em novembro, cuja colheita deve ocorrer até o fim deste mês, devem alcançar a produtividade média da região.

Toda a produção de soja orgânica dos produtores de Jardim Alegre, cerca de 500 sacas, já foi negociada com uma empresa de São Paulo que produz ovos orgânicos. Neste ano, em função das chuvas, os agricultores usaram herbicidas antes do plantio. Em razão disso, a soja não recebeu certificação de produto orgânico.

Ainda assim, os agricultores vão receber como remuneração um preço 10% superior ao praticado na praça de Avaré-SP. A empresa também se comprometeu a cobrir os custos com o frete. Se todo o processo fosse orgânico, o preço seria 30% maior que o valor da soja convencional.

continua após publicidade

Castro informou que os agricultores devem buscar a certificação de produto orgânico para a soja produzida no assentamento no próximo plantio. “A perspectiva é de que a soja seja totalmente orgânica já que os agricultores têm um projeto de produzir ovos orgânicos. Eles vão precisar de soja e milho para alimentar as aves”, destacou o extensionista.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Castro informou ainda que os produtores da vizinhança estão acompanhando o desempenho da soja orgânica no mercado. “É bem possível que a área aumente. Primeiro porque tem muito agricultor querendo plantar orgânico, e segundo porque o melhor preço da produção sem agrotóxico também é um incentivo”, disse.

No site do Ministério da Agricultura e da Agropecuária é possível identificar o registro de 20 produtores certificados de soja orgânica no Paraná, além de quatro empresas que fazem o processamento de produtos de soja orgânica.

Informações de duas das mais tradicionais empresas deste segmento dão uma ideia do mercado para a soja orgânica. A Gebana adquire a produção de 16 produtores certificados que são acompanhados pela empresa. Eles cultivam uma área de 1.052 hectares no Estado e a produção estimada é de 3.780 toneladas nesta safra. A Biorgânica tem cadastrados dez produtores que mantêm uma área de 129 hectares. Segundo a empresa, a produção deve ficar em torno de 464 toneladas de soja livre de agrotóxico e semente transgênica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Soja orgânica aumenta rendimento de produtores de Jardim Alegre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!