MAIS LIDAS
VER TODOS

TEMPORAIS

Sete cidades do Vale do Ivaí estão sem energia elétrica

Situação mais grave é registrada em Rosário do Ivaí, com 95% da cidade sem luz, e Rio Branco do Ivaí, com 90% dos domicílios afetados

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.10.2022, 15:08:09 Editado em 31.10.2022, 15:15:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pelo menos sete cidades do Vale do Ivaí estão parcialmente ou sem energia elétrica por conta dos temporais registrados no sábado (29) e também no domingo (30) na região. Equipes da Copel estão em campo para tentar restabelecer o fornecimento de energia, prejudicado pelos ventos fortes e pela queda de árvores e galhos sobre a fiação, entre outros fatores.

continua após publicidade

Segundo atualização da Copel na tarde desta segunda-feira (31), as cidades mais afetadas no Vale do Ivaí são Rosário do Ivaí, onde 95% dos domicílios estão sem luz após a queda de dez postes, e Rio Branco do Ivaí, com 90% das unidades consumidoras afetadas. Godoy Moreira (84% dos domicílios); Mauá da Serra (72%), Arapuã (48%), Grandes Rios (31%) e Jardim Alegre (18%) também estão tendo problemas com o fornecimento de energia elétrica.

Leia mais: Apucarana registra chuva e ventos de 72 Km/h

continua após publicidade

Em todo Estado, há 4,4 mil ocorrências para atendimento. No momento, há cerca de 100 mil domicílios sem luz em todo o Estado, sendo a maior parte deles na região Norte (36 mil), seguida da região Noroeste (31 mil). No Centro-Sul há cerca de 10 mil clientes sem luz, no Oeste, 15 mil, e o no Leste do Estado por volta de 9 mil unidades consumidoras.

De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, o tempo instável deve continuar ainda até terça-feira (1º), devido à presença de uma frente fria sobre o Sul do País, com previsão de tempestades com ventos moderados a fortes e risco de granizo em alguns pontos do Paraná. Os temporais do final de semana atingiram, com intensidade, grande extensão territorial - de Leste a Oeste do Estado.

 Queda de árvores e vendaval prejudicaram a fiação da Copel
Foto por Divulgação/Copel
Queda de árvores e vendaval prejudicaram a fiação da Copel
continua após publicidade

ÁGUA

A falta de energia também compromete o abastecimento de água na região. Pelo menos 14 municípios estão com o serviço comprometido.

Apucarana está com a região Sul desabastecida devido à falta de energia na região do Poço Country. Estão afetados, principalmente, os jardins Das Flores I, II e III, Guanabara, Morada do Sol, Nova Cidade, Presidente Kenedy, São Pedro, Catuaí I e Esperança além das vilas Andréa, Bruna, Ipanema e a Vila Rural Nova Ucrânia.

continua após publicidade

Os lugares mais críticos, no momento, são a cidade de Grande Rios e o distrito Flórida do Ivaí, a cidade de Rosário do Ivaí e os distritos Ribeiro Bonito, Vila União e Campineiro do Sul, além de Dinizópolis, distrito de Cruzmaltina. Estas localidades estão há mais de 48 horas sem energia nas suas captações de água.

Também está sem energia o poço do distrito Placar Luar, em Ivaiporã. Este espera solução desde o último sábado e está sendo atendido por caminhões-pipa desde então.

continua após publicidade

Em São João do Ivaí, que também estava crítico, a Copel restabeleceu a energia na madrugada e o sistema de abastecimento voltou a ser operado com normalidade. No entanto, a reservação de água ainda está baixa e a população precisa colaborar, evitando desperdícios.

Em Jardim Alegre e Novo Itacolomi os sistemas seguem parados desde ontem, pois a Copel ainda não conseguiu restabelecer energia elétrica.

As cidades de Lunardelli, Lidianópolis, Mauá da Serra e o distrito Alto Porã (em Ivaiporã), estão sem energia desde a última madrugada.

As chuvas inundaram a captação de água do Rio Pindaúva, em Ivaiporã. O sistema está parado, pois os reservatórios já estão abaixo do nível mínimo para operação. Não há qualquer previsão de voltar a abastecer a cidade.

Caminhões pipas continuarão fazendo atendimento emergencial em hospitais, posto de saúde, asilos, casa lar e escolas.

A produção de água em Califórnia, Cambira e Jandaia do Sul também foi interrompida nesta segunda-feira (31), devido à alta turbidez (sujeira) na água do rio, o que compromete o abastecimento que estava em recuperação após as quedas de energia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Sete cidades do Vale do Ivaí estão sem energia elétrica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!