Secretaria da Agricultura de Jardim Alegre retoma inseminação artificial de bovinos - TNOnline
Mais lidas

    Vale do Ivaí

    PECUÁRIA LEITEIRA

    Secretaria da Agricultura de Jardim Alegre retoma inseminação artificial de bovinos

    O programa vinha parado há mais de 10 anos, e vai atender produtores da bacia leiteira do município que tem um rebanho de mais de quatro mil cabeças.
    Foto por Assessoria PMJA
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 03.02.2021, 12:21:00 Editado em 03.02.2021, 12:21:16
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Prefeitura de Jardim Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura está retomando o Programa de Inseminação Artificial (PIA) de bovinos. O programa vinha parado há mais de 10 anos, e vai atender produtores da bacia leiteira do município que tem um rebanho de mais de quatro mil cabeças.

    Conforme técnico agrícola, Alex Beletati, da Secretaria da Agricultura, o apoio aos produtores consiste no fornecimento dos sêmens com desconto e no abastecimento de nitrogênio em botijões para armazenamento dos sêmens. O serviço de abastecimento dos botijões foi iniciado na semana passada e será feito a cada 40 dias

    “Quase todos produtores já fazem inseminação por conta própria ou tem inseminador.  O produtor vai pagar pelo sêmen sexado [probabilidade maior de nascer fêmeas] 30% do valor pago em licitação. O sêmen convencional será repassado por 50% do valor.   O nitrogênio para quem tem o botijão é custo zero”, explica Beletati.   

    Os sêmens que estão sendo licitados são das raças holandesa, girolando, gersey, jersolando;  sexado e convencional.  A entrega de sêmens serão na Secretária de Agricultura.

    Para Beletati, a inseminação artificial   é um serviço muito importante. “Pela economia que gera para o produtor, por exemplo, se na licitação o sêmen sexado sair por  R$ 20,00 pelo PIA o produtor vai pagar apenas R$ 6,00. Além disso, vai agregar valor à criação de animais por meio do melhoramento genético, propiciando maior qualidade e maior produtividade na produção do leite”, destaca. 

    Cursos

    Outro benefício do PIA é o curso manejo e ordenha, e também o curso de inseminação oferecido pela Prefeitura. “Já temos data marcada para o início de abril.  Primeiro é o curso de manejo e ordenha em seguida o produtor faz o de inseminação”, completa Beletati.

     

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Secretaria da Agricultura de Jardim Alegre retoma inseminação artificial de bovinos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.