MAIS LIDAS
VER TODOS

PECUÁRIA LEITEIRA

Secretaria da Agricultura de Jardim Alegre retoma inseminação artificial de bovinos

O programa vinha parado há mais de 10 anos, e vai atender produtores da bacia leiteira do município

Da Redação

·
O programa vinha parado há mais de 10 anos, e vai atender produtores da bacia leiteira do município que tem um rebanho de mais de quatro mil cabeças.
Icone Camera Foto por Assessoria PMJA
O programa vinha parado há mais de 10 anos, e vai atender produtores da bacia leiteira do município que tem um rebanho de mais de quatro mil cabeças.
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2021, 12:21:00 Editado em 03.02.2021, 12:21:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Jardim Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura está retomando o Programa de Inseminação Artificial (PIA) de bovinos. O programa vinha parado há mais de 10 anos, e vai atender produtores da bacia leiteira do município que tem um rebanho de mais de quatro mil cabeças.

continua após publicidade

Conforme técnico agrícola, Alex Beletati, da Secretaria da Agricultura, o apoio aos produtores consiste no fornecimento dos sêmens com desconto e no abastecimento de nitrogênio em botijões para armazenamento dos sêmens. O serviço de abastecimento dos botijões foi iniciado na semana passada e será feito a cada 40 dias

“Quase todos produtores já fazem inseminação por conta própria ou tem inseminador. O produtor vai pagar pelo sêmen sexado [probabilidade maior de nascer fêmeas] 30% do valor pago em licitação. O sêmen convencional será repassado por 50% do valor. O nitrogênio para quem tem o botijão é custo zero”, explica Beletati.

continua após publicidade

Os sêmens que estão sendo licitados são das raças holandesa, girolando, gersey, jersolando; sexado e convencional. A entrega de sêmens serão na Secretária de Agricultura.

Para Beletati, a inseminação artificial é um serviço muito importante. “Pela economia que gera para o produtor, por exemplo, se na licitação o sêmen sexado sair por R$ 20,00 pelo PIA o produtor vai pagar apenas R$ 6,00. Além disso, vai agregar valor à criação de animais por meio do melhoramento genético, propiciando maior qualidade e maior produtividade na produção do leite”, destaca.

Cursos

continua após publicidade

Outro benefício do PIA é o curso manejo e ordenha, e também o curso de inseminação oferecido pela Prefeitura. “Já temos data marcada para o início de abril. Primeiro é o curso de manejo e ordenha em seguida o produtor faz o de inseminação”, completa Beletati.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Secretaria da Agricultura de Jardim Alegre retoma inseminação artificial de bovinos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!