MAIS LIDAS
VER TODOS

AEDES AEGYPTI

Saúde de Ivaiporã confirma dois casos de dengue e um de Chikungunya

Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde reforçou o monitoramento do Aedes aegypti na cidade

Da Redação

·
Além de dois casos positivos de dengue Ivaiporã teve registrado o primeiro caso de Chikungunya na cidade
Icone Camera Foto por Pedro Ribas/ANPr
Além de dois casos positivos de dengue Ivaiporã teve registrado o primeiro caso de Chikungunya na cidade
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2025, 15:35:55 Editado em 17.02.2025, 15:37:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretária de Saúde de Ivaiporã confirmou dois casos positivos de dengue e o primeiro caso de Chikungunya. Embora seja importado – ou seja, contraído fora da cidade, o caso despertou alerta para a necessidade de reforçar as ações preventivas e a mobilização da população.

continua após publicidade

Cristiane Pantaleão, secretária de saúde lembr que a Chikungunya, assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar dores intensas nas articulações, febre alta e fadiga prolongada. Em alguns casos de Chikungunya a recuperação exige sessões de fisioterapia para que o paciente recupere os movimentos afetados.

- LEIA MAIS: Ivaiporã lamenta a morte da professora Fatima Storer, aos 68 anos

continua após publicidade

“A situação é muito preocupante, porque há municípios enfrentando diversos casos de Chikungunya. Por isso, é necessário agir para evitar que a doença avance no município”, alertou Cristiane Pantaleão.

A circulação de dengue tipo 3 no Paraná também preocupa os profissionais de saúde. “Se a dengue tipo 3 chegar a Ivaiporã podemos ter uma epidemia tão grave quanto aquela registrada em 2024. É que muita pessoas não têm imunidade contra este tipo de vírus”, justificou a secretária de Saúde lembrando que, quem teve dengue anteriormente, pode ser infectado novamente por um soropositivo diferente.

continua após publicidade

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde reforçou o monitoramento do Aedes aegypti na cidade. Armadilhas estratégicas são instaladas para mapear as áreas de maior infestação e, em regiões críticas, é feita borrifação residual domiciliar – técnica de aplica inseticida nas paredes de espaços de grande circulação para eliminar o mosquito.

A Secretaria de Saúde reforça que medida alguma será eficaz sem colaboração da população. “Dados confirmam que 90% dos focos de proliferação estão nas residências – ralos, vasos de plantas e bebedouros de animais. O que custa a população dedicar 10 minutos por semana para limpar quintais e eliminar criadouros? A prevenção é a arma mais eficaz para evitar epidemia”, reforçou Cristiane Pantaleão.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde de Ivaiporã confirma dois casos de dengue e um de Chikungunya"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!