Vale do Ivaí

São Pedro do Ivaí recebe nove oxímetros do Governo do Estado

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia São Pedro do Ivaí recebe nove oxímetros do Governo do Estado
fonte: Divulgação/Facebook
São Pedro do Ivaí recebe nove oxímetros do Governo do Estado

O Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e a Secretaria de Saúde receberam na segunda-feira (27/07) nove oxímetros de dedo portátil, que calcula em percentual a quantidade de oxigênio no sangue do ser humano. Os novos equipamentos foram entregues na 16ª Regional de Saúde de Apucarana pelo chefe da Regional, Dr. Altimar Carletto a secretária municipal de saúde, Simone Tavares. 

continua após publicidade

O oxímetro auxilia as equipes de saúde nas avaliações precoce dos níveis de oxigênio no organismo dos pacientes, já que nos casos de covid-19, a perda de oxigênio é uma das consequências. Quanto mais perto de 100%, melhor. Já se ficar abaixo de 95%, está ligado o sinal de alerta. 

Estes aparelhos serão utilizados pelas equipes de saúde nas unidades básicas de saúde e Santa Casa. “É mais um reforço importante no combate e prevenção ao coronavírus, os aparelhos ajudarão muito nossas equipes médicas e enfermeiros”, disse o prefeito José Isalberti. 

continua após publicidade

“O coronavírus ataca as vias aéreas provocando uma inflamação nos pulmões e a falta de oxigênio provoca consequências em todos os órgãos do corpo humano, que acabam recebendo menos oxigênio do que eles precisam”, comenta a secretária de saúde, Simone Tavares. 

“Essa perda de oxigênio em pacientes com covid-19 ocorre aos poucos e, ás vezes, os pacientes não percebem nada. Quem acaba constatando são os parentes quem percebem que a pessoa está com a respiração mais ofegante”, explica ela.