MAIS LIDAS
VER TODOS

JANDAIA DO SUL

Sanepar inicia diagnóstico na Bacia do Rio Marumbizinho

O objetivo é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento que apresentam histórico de limitação operacional

Da Redação

·
Sanepar inicia diagnóstico no Rio Marumbizinho, em Jandaia do Sul
Icone Camera Foto por Sanepar
Sanepar inicia diagnóstico no Rio Marumbizinho, em Jandaia do Sul
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2022, 18:40:00 Editado em 21.03.2022, 18:39:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Sanepar inicia nesta semana a elaboração de um diagnóstico na Bacia do Rio Marumbizinho, em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. O objetivo principal é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento que apresentam histórico de limitação operacional. Os detalhes foram apresentados ao prefeito Lauro Junior nesta segunda-feira (21).

continua após publicidade

O trabalho é feito de forma participativa, com entrevistas individuais e reuniões comunitárias com moradores acima dos pontos de captação da Sanepar. O prefeito avalia como bastante positiva a participação dos proprietários rurais. “Todo projeto que envolve pessoas e busca parcerias obtém sucesso. Envolver os produtores deve fortalecer sobremaneira este trabalho no Marumbizinho”, disse.

Essa ação vai se somar ao projeto municipal Água é Vida, lançado em 2021 e que abrange 38 minas e nascentes já preservadas.

continua após publicidade

O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi também ressalta a contribuição dos moradores da bacia, que têm conhecimento sobre os problemas e soluções possíveis. “É importante esta estratégia de sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com os rios e a preservação dos mananciais de abastecimento de água”, resumiu.

DIAGNÓSTICO

continua após publicidade

A iniciativa da Sanepar também será realizada em outros 25 municípios e 13 bacias hidrográficas do Paraná. São quase 5 mil propriedades rurais localizadas no Paraná, pertencentes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os temas principais do levantamento são infraestrutura da propriedade, atividades desenvolvidas, caracterização ambiental, origem da água, destino dado ao esgoto e aos resíduos sólidos, práticas de conservação do solo e métodos de cultivo ou manejo.

Entre os principais parceiros do projeto estão o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), os conselhos de meio ambiente e as prefeituras. No Norte do Estado, além de Jandaia do Sul, vão participar os municípios de Londrina, Cambé, Arapongas, Rolândia, Cambira, Santa Mariana, Cornélio Procópio e Paranavaí.

continua após publicidade

Para mais informações sobre o diagnóstico participativo na região Norte do Paraná os interessados deverão enviar e-mail para a gestora ambiental Andrea Fontes (andreacf@sanepar.com.br).

PRESENÇAS

Também participaram da reunião na Prefeitura de Jandaia do Sul o secretário de governo do município, Bruno Olivato, o diretor da Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Semensato, e o diretor de Planejamento, Elvis Pontara Junior. Pela Sanepar, estavam presentes a gerente comercial da Região Nordeste, Evelise Kluk, os gestores ambientais Andrea Fontes e Silvio Fachini, além do agente de suporte operacional do sistema local Tiago de Souza.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar inicia diagnóstico na Bacia do Rio Marumbizinho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!