Samu de Faxinal opera com ambulância emprestada 2 meses após acidente
Viatura que pertencia ao órgão ficou inoperante após grave acidente no início de fevereiro, registrado na Rodovia do Milho
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Faxinal (PR) está operando com uma viatura cedida pelo Samu de Jandaia do Sul (PR) desde o acidente que aconteceu no dia 2 de fevereiro, que resultou em duas pessoas mortas e duas feridas.
A colisão frontal envolveu a ambulância do Samu e um caminhão, na PR-170 (Rodovia do Milho), entre Borrazópolis e Novo Itacolomi. Entre os feridos estavam uma mulher em trabalho de parto, uma acompanhante, a motorista do veículo e um técnico de enfermagem.
- LEIA MAIS: Grávida e mais 3 pessoas ficam feridas em acidente com ambulância
A acompanhante Rosangela Sangy morreu um dia depois, no Hospital Universitário (HU) de Londrina. Ela era avó da gestante, uma jovem de 17 anos, que foi encaminhada ao Hospital da Providência e deu à luz um menino.
A motorista da ambulância, Graciele de Paula, ficou gravemente ferida e foi encaminhada pelo helicóptero do serviço Aeromédico do Samu para o Hospital Bom Samaritano, e teve alta no dia 29/2.
Já o técnico de enfermagem do Samu, Rogério Rodrigues dos Santos também sofreu ferimentos e foi liberado do hospital no dia 06/02. Tanto Rogério quanto Graciele seguem se recuperando dos ferimentos em casa.
No entanto, desde que aconteceu essa fatalidade, o Samu do município opera sem ambulância própria, de acordo com o coordenador Osvaldo Pardim Leite.
“Tivemos uma reunião na 16ª Regional de Saúde, onde o Secretário de Saúde Beto Preto se prontificou em nos ajudar, conseguindo de imediato o empréstimo de uma viatura que pertence ao Samu de Jandaia do Sul. É com ela que estamos operando no momento”, afirma.
O coordenador também afirma que o pedido por uma nova viatura já foi formalizado também junto ao Ministério da Saúde.
“Ainda nesta quinta-feira (04), encaminhei o processo para o Ministério da Saúde para que seja feita a substituição da nossa antiga viatura. Acredito que seja questão de pouco tempo para recebermos a nova viatura”, salienta.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline