Vale do Ivaí

Safra de trigo começa com perdas na região; veja

De acordo com o engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti a previsão é de redução na produção

Da Redação ·

A estiagem na região de Ivaiporã, além das geadas em junho e julho tiveram resultados negativo para as lavouras de trigo nos 15 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã.

continua após publicidade

Até o final da tarde de sexta-feira (24), a colheita do grão, já tinha alcançado cerca de 60% da área plantada de 70 mil hectares.

De acordo com o engenheiro agrônomo Sergio Carlos Empinotti a previsão é de redução na produção e na qualidade do grão. Normalmente, produtividade média fica próxima a 3.500 quilos do grão por hectare na região. “Nós calculamos hoje que seja abaixo de 3.000 mil, em torno de 2.700 ou até menos e a qualidade não é tão boa. Houve um processo de maturação muito rápido, e com baixo preenchimento de grão”.

continua após publicidade

Segundo ele, as lavouras plantadas mais cedo, que já foram colhidas, tiveram um resultado pouco melhor. “Essas lavouras colheram em média 2.800 quilos, outras lavouras estão bem abaixo e creio que até o final da colheita a média deve baixar um pouco mais”.

Empinotti, acredita que a safra deve fechar com quebra de produção acima dos 30%. “A qualidade do trigo também não vai ajudar muito. Com a finalização da colheita teremos um perfil melhor daquilo que foi produzido, e do rendimento se foi positivo ou não para o produtor”.

Os preços do trigo na regional estava cotado na sexta-feira à R$ 89,00 a saca de 60 quilos na região. 

continua após publicidade



Tags relacionadas: #IVAIPORÃ #Produção #Safra #trigo