MAIS LIDAS
VER TODOS

CHUVAS

Rio Ivaí sobe mais de 6 metros e coloca comunidades em alerta; veja

Patrulha Ambiental está monitorando avanço das águas em Lidianópolis Patrulha Ambiental está monitorando avanço das águas em Lidianópolis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2023, 14:11:36 Editado em 30.10.2023, 14:12:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A chuva que cai desde sexta-feira (27) no Paraná e atinge o Vale do Ivaí preocupa autoridades e famílias da região. O Rio Ivaí continua subindo e, por volta das 10h30 desta segunda-feira (30), já estava 6 metros acima do nível normal no ponto de medição, no distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis.
A reportagem do TNOnline esteve em Porto Ubá e conversou com Marildo Oliveira, coordenador da Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, que é formada por pescadores profissionais. (veja entrevista)

continua após publicidade

LEIA MAIS: Chuvas causam alagamentos e deslizamentos em Pitanga e Manoel Ribas

Segundo Marildo, as casas das famílias nas margens do rio já começam a ter problemas. Não só em Lidianópolis, mas também em São João do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Lidianópolis, Godoy Moreira e Manoel Ribas e outras comunidades que são banhadas pelo Ivaí. Na localidade de Porto Espanhol, em Rio Branco do Ivaí já há relatos de alagamentos de imóveis.
“Neste momento o nível já está em 6,2 metros acima do normal. Teve essa alta de ontem (domingo) à noite para cá, quando estava com 3,8 metros. Algumas casas que beiram o rio já começam a ter problemas e, se as chuvas continuarem, a enchente pode avançar mais ainda”, disse Marildo lembrando que em 2013 o nível do rio chegou a 9,13 metros, deixando muito prejuízo e famílias desabrigadas.
A previsão é que as precipitações continuem até quinta-feira (2). Por conta do risco, a Patrulha Ambiental está alertando as famílias ribeirinhas e pessoas que têm casas na beira do rio, que há risco de alagamentos. “Estamos pedindo para já estarem saindo das casas à margem do rio. Caso precisem de ajudas a Patrulha vai estar a disposição para estar dando apoio”, comentou Marildo.
O problema também preocupa nos afluentes do Rio Ivaí, como o Rio Corumbataí e o Rio Alonso.

continua após publicidade

Patrulha Ambiental está monitorando avanço das águas em Lidianópolis tnonline

continua após publicidade

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

Deixe seu comentário sobre: "Rio Ivaí sobe mais de 6 metros e coloca comunidades em alerta; veja"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!