Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Região

    SESA utiliza “fumacê” para combater o mosquito Aedes aegypti nos municípios da 22ª RS

  • Foto: TNonline
    Foto por
    Escrito por Da redação
    Publicado em 06/04/2020 Editado em 06/04/2020

    A Secretaria de Estado de Saúde (SESA) através da 22ª Regional de Saúde está utilizando o UBV pesado, popularmente conhecido como “fumacê" para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, que também transmite o zika vírus e a chikungunya. Nos últimos dias o serviço está sendo realizado nos municípios de Jardim Alegre e Lunardelli, que se encontram em situação de epidemia de dengue.  

    De acordo com Claudio Nunes, coordenador de endemias da 22ª RS, o serviço é uma nebulização de inseticida que mata os insetos adultos enquanto estão voando. Ivaiporã, o primeiro município da regional que recebeu o serviço conseguiu baixar a incidência do Levantamento de Índice Rápido do Aedes(LIRA) de mais de 4% (alto risco) para 0,9%.  Inferior a 1% é considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. 

    Os municípios recebem a aplicação de cinco ciclos do Fumacê, ou seja, o inseticida passará cinco vezes na mesma localidade, variando de 03 a 05 dias dependendo as condições climáticas.

    “Jardim Alegre e Lunardelli nós começamos no final da semana passada. A tendência gradativa de diminuição do mosquito é grande, mas necessita ainda que os Municípios se preocupem com a eliminação dos criadouros, porque o inseticida mata os mosquitos adultos que estão voando. As larvas e pupas, o inseticida não mata”, enfatiza Nunes.

    Em Godoy Moreira, por exemplo, embora tenha sido realizada apenas um ciclo de aplicação do inseticida com a caminhonete fumacê, a epidemia foi controlada. “Lá além do trabalho de remoção dos criadouros pela área da saúde houve também o envolvimento da população que ajudou bastante, foi feito ainda um trabalho de aplicação com bomba costal em toda a cidade e com isso conseguiram controlar a epidemia”. 

    Nunes explica, que os horários de atuação da UBV são pré determinados, seguindo as normas técnicas: pela manhã, entre 5  e 8 horas, e à tarde, entre 18  e 21 horas, períodos em que há maior movimentação de insetos.

    É recomendado abrir as janelas, portas e box do banheiro para o inseticida entrar em todas as partes da residência. Proteger com plásticos ou tecidos as gaiolas de pássaros, aquários ou colméias, trocar a água e alimento dos animais após a aplicação e, se possível, o morador se manter longe do veneno.

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    TNTV

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "SESA utiliza “fumacê” para combater o mosquito Aedes aegypti nos municípios da 22ª RS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias