Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Região

    Vale do Ivaí tem primeiro caso confirmado de coronavírus

  • Foto por
    Escrito por Da redação
    Publicado em 25/03/2020 Editado em 25/03/2020

    Foi confirmado nesta quarta-feira o primeiro caso de coronavírus no Vale do Ivaí. Trata-se de uma paciente de Faxinal. O caso consta no boletim do coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que confirmou mais 27 registros no Paraná. São 14 homens e 13 mulheres com idades entre 20 e 54 anos de Curitiba (19), Pinhais (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1), Ponta Grossa (2), Faxinal (1), Campo Mourão (1) e São Paulo (1) fora do Estado.

    Segundo a prefeitura de Faxinal, a paciente é uma mulher que reside fora do país e chegou recentemente ao município em visita familiar. Ela está em isolamento domiciliar com sintomas, mas sem necessidade de internamento. Segundo a Secretaria de Saúde do município, na chegada a Faxinal ela já apresentou e sintomas, entrou em contato com o setor de saúde e foi isolada, sendo acompanhada em domicílio por médicos do município.

    O panorama da doença no Paraná é de 97 casos confirmados, 483 descartados e 3.588 em investigação. Nas últimas 24h, a Sesa descartou 286 casos manualmente devido a instabilidade constante do sistema do Ministério da Saúde.


    Históricos de viagens e demais informações sobre casos confirmados podem ser verificadas junto às secretarias municipais de saúde.


    Até o momento, o Paraná não tem nenhum caso registrado de transmissão comunitária.


    DADOS – Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação.


    A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.


    Diariamente os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação quer dizer que o caso seja considerado como suspeito.


    A Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes, ou seja, o número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeitos.

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    TNTV

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Vale do Ivaí tem primeiro caso confirmado de coronavírus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias