Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Região

    Recuperandos da APAC de Ivaiporã começam a ter aulas de alfabetização

  • Para o próximo ano, os demais recuperandos também terão aulas do ensino fundamental e médio através Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA. (Foto: Assessoria Imprensa)
    Foto por
    Escrito por Ivan Maldonado
    Publicado em 17/09/2019 Editado em 17/09/2019

    Sete recuperandos semi-analfabetos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados(APAC) de  Ivaiporã, começam a ter aulas de alfabetização. O termo de cooperação foi assinado ontem (16) pela Prefeitura de Ivaiporã por meio do Departamento Municipal de Educação com a APAC.  Para o próximo ano, os demais recuperandos também terão aulas do ensino fundamental e médio através Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), na Sala de Aula que também foi inaugurada ontem (16) na APAC. 

    Atualmente a associação atende 26 internos do regime fechado. O único interno com ensino médio também recebeu uma bolsa de estudo para o curso de administração da Uniaselvi na modalidade EAD.  

    O prefeito Miguel Roberto do Amaral destacou a importância de levar instrução aos apenados que cumprem pena na APAC. “No conjunto de serviços que presta a Prefeitura, e os Governos Federal e Estadual, este é mais um serviço social de apoio a APAC, onde possibilitamos que o recuperando possa cumprir a pena com mais dignidade, e que quando sair de lá saiam melhores, ressocializados e preparados para começar uma nova vida”. 

    Foto: Reprodução

    A diretora de Educação Rose Sirço agradeceu o empenho de toda a equipe municipal de Educação que vai coordenar o curso para os alunos dos anos iniciais. “Teremos uma professora que vai dar aulas na APAC de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas. Eles serão matriculados com a mesma mesmas disciplinas das salas de aula. Para os  recuperandos do ensino fundamental, eles serão atendidos pelo CEBEJA do Governo do Estado a partir do primeiro semestre do ano que vem”. 

    Reginaldo Peixoto coordenador regional do Depen e Janaina Luz chefe do setor de educação e capacitação do Setor Penitenciário do Paraná também prestigiaram a assinatura do termo de cooperação que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.  “Entendemos que a educação e o trabalho é a maior ferramenta de ressocialização. Importante a Prefeitura também estar vindo de encontro com o Estado para que a gente possa proporcionar educação aos apenados”, disse Janaina. 

    Foto: Reprodução

    O juiz do trabalho Cicero Ciro Simonini Junior um dos idealizadores da APAC   agradeceu o empenho prefeito e do Governo do Estado. “Vamos começar com sete pessoas praticamente analfabetas, que sentem vergonha nos atos de socialização. Porque vai fazer uma leitura da bíblia, de um ato socializador e se sentem envergonhados por não saber ler. Queria registrar também o agradecimento a Uniasselvi que está proporcionando uma bolsa de estudo para um recuperando”. 

    Também participaram do evento, a presidente da APAC Christiane Singh Bou Khezam,  o vice-prefeito Ilson Gagliano,  Valber Vinicius França Clarismundo - chefe do Núcleo Regional de Educação,  os vereadores José  Peres (Zé do Bar) e Edivaldo Montanheri e secretários municipais, dentre outras autoridades. 

    Direita e Esquerda: posições políticas ou 'torcidas organizadas'?

    Direita e Esquerda: posições políticas ou 'torcidas organizadas'?

    Debate TN

    Direita e Esquerda: posições políticas ou 'torcidas organizadas'?

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Recuperandos da APAC de Ivaiporã começam a ter aulas de alfabetização"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias