MAIS LIDAS
VER TODOS

CAGED

Região tem saldo positivo na geração de emprego

De todos os municípios, Apucarana obteve o melhor desempenho nos primeiros cinco meses do ano

Da Redação

·
Região tem saldo positivo na geração de emprego
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.07.2021, 13:01:18 Editado em 02.07.2021, 13:06:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia, mostram que a região fechou com saldo positivo na geração de empregos pelo quinto mês seguido em 2021.

continua após publicidade

Os cinco maiores municípios da região criaram mais de 3,4 mil postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro a maio deste ano, demostrando um desempenho melhor em relação ao mesmo período do ano passado, quando Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Ivaiporã e Faxinal perderam 2.461 postos formais.

O resultado positivo foi novamente puxado pela indústria e pelo comércio com um total de 1.802 contratações, que representam 51,9% do total de empregos gerados nos cinco municípios.

continua após publicidade

Os dados do Caged também mostram uma desaceleração nas contratações executadas em maio na região, em relação aos meses anteriores. Foram 168 funcionários contratados no mês passado. Em abril foram 727, em março 784, fevereiro 749 e em janeiro 1.043.

De todos os municípios, Apucarana obteve o melhor desempenho nos primeiros cinco meses do ano. A cidade criou 7.355 vagas com 5.537 desligamentos, com saldo de 1.818 trabalhadores formais. O setor que mais contratou foi o da indústria, com 1.147 funcionários com carteira assinada, o que representa 63% do total de empregos gerados no período. Somente a área de confecção de artigos do vestuário e acessórios admitiu 672 trabalhadores no período. Ano passado, Apucarana fechou com saldo negativo de 1.035 no apanhado entre janeiro a maio.

Arapongas abriu 7.734 vagas, com 6.762 desligamentos e saldo de 972 empregos consolidados. A maior parte no comércio com 317 contratações, o que representa 32% do total. Em segundo lugar está o setor de serviço, com 293 admissões e em terceiro a indústria, com 262 trabalhadores registrados. Assim como o vizinho, o município também havia registrado saldo negativo no mesmo período do ano passado, com a perda de 1.171 postos de trabalho.

continua após publicidade

Entre admissões e demissões Jandaia do Sul consolidou 396 empregos, 57% na indústria alimentícia com 226 contratações de janeiro a maio.

Em Ivaiporã, 206 pessoas foram registradas na carteira de trabalho no mesmo período, a maior parte no setor de serviços, com 77 contratações (37%).

Faxinal registrou 79 funcionários com carteira assinada, a maioria no comércio varejista 43 (54%).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Região tem saldo positivo na geração de emprego"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!