MAIS LIDAS
VER TODOS

EMPREENDEDORISMO

Região tem saldo de 3,8 mil novas empresas abertas neste ano

Maior parte (73%) são Microempreendedores Individuais (MEIs) com 2.847 negócios consolidados.

Da Redação

·
Região ganhou mais de 3,8 mil novas empresas neste ano
Icone Camera Foto por tnonline
Região ganhou mais de 3,8 mil novas empresas neste ano
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2023, 14:51:04 Editado em 12.12.2023, 14:50:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A região ganhou mais de 3,8 mil novas empresas neste ano. Dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) apontam que entre janeiro a novembro foram abertos 8.291 novos empreendimentos e fechados 4.438 no período em 26 municípios do Vale do Ivaí mais Arapongas.

continua após publicidade

A maior parte (73%) são Microempreendedores Individuais (MEIs) com 2.847 negócios consolidados. Outros 21% são microempresas que correspondem a 828 novos CNPJs. Embora positivo, o saldo atingido neste ano é 16,5% menor que o registrado no ano passado quando 4.628 novas empresas foram abertas na região.

- LEIA MAIS: Governo do PR entrega 151 veículos para a PM e Defesa Civil

continua após publicidade

Com 2.691 aberturas e 1.330 baixas Arapongas é o município que mais criou novas empresas na região, com saldo de 1.361 novos negócios, 35% do total. A maior parte (73%) são MEIs. Apucarana ocupa a segunda posição com 1.153 novos empreendimentos, o que representa 29,8% das novas empresas criadas na região. Os MEIs novamente lideram os CNPJs abertos no município com 883 registros no período. Ivaiporã segue na terceira posição com a abertura de 190 empresas, sendo que 80% são MEIs.

ANÁLISE

De acordo com o economista Rogério Ribeiro, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar),é possível observar que Apucarana e Arapongas são os destaques com a maior quantidade de novos empreendimentos, indicando um sinal de vitalidade econômica nestas áreas. "Isto não poderia ser diferente pela trajetória histórica e pelo tamanho destes municípios. Embora a abertura de cerca de 3,8 mil empresas seja um sinal positivo e consolida a retomada da atividade econômica pós-pandemia, é importante notar que o saldo de novos empreendimentos é menor que o do ano anterior. Este dado sugere que, apesar de uma expectativa de crescimento econômico de cerca de 3% em 2023, a economia ainda não recuperou completamente o dinamismo pré-pandemia, o que depende de um ambiente político favorável", observa.

Ribeiro aponta que o predomínio de Microempreendedores Individuais (MEIs) entre os novos negócios é um indicador de que há um impulso empreendedor na base da pirâmide econômica, o que é essencial para a diversificação e resiliência da economia local. No entanto, a análise também deve considerar a influência da política monetária sobre o empreendedorismo. Com taxas de juros básicos mantendo-se elevadas, há um efeito desestimulante ao crédito e, consequentemente, uma possível redução no ímpeto empreendedor, especialmente para pequenas empresas que são mais sensíveis a custos de financiamento.

continua após publicidade

"Diante deste cenário, é crucial que agentes políticos e formuladores de políticas públicas estejam atentos às necessidades do setor produtivo. Medidas de apoio como incentivos fiscais, facilidade de acesso a crédito, e a simplificação de processos burocráticos podem ser vitais para manter o dinamismo econômico. A agilidade na abertura de empresas, como observado no Paraná, é um fator que pode contribuir significativamente para a saúde econômica da região", assinala

"Portanto, a conjuntura é favorável aos empresários no sentido de que há uma tendência de recuperação e possibilidade de crescimento. Contudo, é necessário que essa tendência seja acompanhada de perto e reforçada por ações políticas estratégicas que visem sustentar e acelerar o desenvolvimento econômico local", conclui.

PARANÁ

O Paraná registrou saldo de 122.193 novas empresas abertas de janeiro a novembro em 2023. O resultado corresponde à diferença entre as 262.575 aberturas e 140.382 baixas no período.

continua após publicidade

Houve um aumento de 4% no volume de empresas constituídas em relação ao mesmo período de 2022, com 10 mil a mais, de 262.575 e 252.359. Apenas em novembro foram abertas 20.981 empresas no Paraná, aumento de 10,3% em relação às 18.806 novas companhias do mesmo mês de 2022. O mês também teve o segundo menor número de baixas do ano, com 11.719. O saldo positivo ficou em 9.172.

A principal Natureza Jurídica das empresas abertas em 2023 é Microempreendedor Individual (MEI), com 195.701, seguida da LTDA, com 60.581, e Empresário, com 5.286.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Região tem saldo de 3,8 mil novas empresas abertas neste ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!