MAIS LIDAS
VER TODOS

EM CRIANÇAS

Região se mobiliza para combater doenças respiratórias

De uma maneira geral, os participantes destacaram a importância da vacinação contra a gripe no público infantil

Da Redação

·
Região se mobiliza para combater doenças respiratórias
Icone Camera Foto por Assessoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.04.2022, 20:45:00 Editado em 29.04.2022, 16:21:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A 16ª Regional de Saúde (16ª RS) promoveu nesta sexta-feira (29), uma reunião on-line que resultou numa mobilização regional para combate de doenças respiratórias em crianças. Após um consenso de que a situação é crítica não só em Apucarana, como em Arapongas, nos municípios da região, no estado e nas regiões sul e sudeste, foram definidas estratégicas para serem adotadas de forma conjunta e planejadas na rede pública de saúde de cada cidade.

continua após publicidade

Participaram da reunião o diretor da 16ª RS, Marcos Vinícius da Costa; a representante da Secretaria de Estado da Saúde Acácia Nars; o presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 16ª região, Moacir Paludetto; o prefeito de Apucarana, Junior da Femac; representantes dos 17 municípios da área de abrangência da 16ª RS; e representantes do Hospital da Providência Materno Infantil de Apucarana e da Santa Casa de Arapongas.

De uma maneira geral, os participantes destacaram a importância da vacinação contra a gripe no público infantil e criação de mecanismos para orientar aos pais e responsáveis para essa necessidade. “A situação está crítica diante no número crescente de casos, da dificuldade de contratação de pediatras e a alta lotação tanto na Santa Casa como no Hospital Materno Infantil de Apucarana”, relata Moacir Paludetto.

continua após publicidade

A representante da SESA, Acássia Lourenço, enfatizou também a importância do diagnóstico no momento oportuno para que não ocorra atraso no tratamento, evitando que a doença respiratória evolua para casos graves.

Na coordenação da reunião, o diretor da 16ª RS, Marcos da Costa, repassou aos representantes da saúde pública regional às estratégias de prevenção e combate aos casos de doenças respiratórias em crianças. São elas: aumento da cobertura vacinal; mapeamento dos casos; estreitar a comunicação entre os hospitais e unidades de saúde sobre os casos da doença atendidos para que aconteça o monitoramento pós-internamento pelas equipes de saúde da atenção básica; medidas de prevenção, como higiene e ventilação, envolvendo a família e escolas; e intensificar, por meio da mídia, as orientações para os pais vacinarem e buscarem os serviços de saúde assim que constatado os primeiros sintomas de doenças respiratórias nos filhos.

O secretário municipal de saúde de Apucarana, Emídio Bachiega, definiu a reunião com uma vitória para o enfrentamento dessa situação sanitária que está afetando as crianças. “Precisamos estar alinhados para que as ações aconteçam de forma conjunta e planejada. Precisamos ser ainda mais efetivos e a iniciativa dessa reunião vai permitir que isso se concretize”, afirma Bachiega.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Região se mobiliza para combater doenças respiratórias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!