Vale do Ivaí

Região reduz em 60% dos casos de Covid-19

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Região reduz em 60% dos casos de Covid-19
fonte: Divulgação
Região reduz em 60% dos casos de Covid-19

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e das secretarias municipais de Saúde demonstram que no último trimestre, os casos de coronavírus vêm diminuindo consideravelmente na região. A queda é gradativa: de agosto para setembro, os 29 municípios da região registraram 39% óbitos a menos e queda de 26% nos casos.

continua após publicidade

De setembro para outubro, foram 32% de óbitos a menos e 45% menos casos da doença. Quando analisados os dados do trimestre, a queda é ainda mais expressiva: no mês de agosto, foram registrados 3.079 casos da doença. Já em outubro, foram 1.237 casos, uma redução de 60%. O número de mortes por Covid-19 também está em queda: baixou de 85 óbitos em agosto para 35 em outubro, redução de 59%. 

Para o chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, órgão que abrange 16 municípios da região,  Altimar Carletto, esses números refletem todo o trabalho feito pela saúde pública até agora. “Além de todos os esforços dos setores de saúde, percebemos as pessoas mais conscientes em relação aos cuidados, uso de máscaras e higienização. É claro que ainda a situação não está dominada, precisamos manter essa postura com todos os cuidados, para que não aconteça conosco o que acontece na Europa. Se não houver continuidade nos cuidados, os casos podem voltar”, considerou. 

continua após publicidade

Carletto acredita que as mudanças nas orientações e protocolos em relação a doença também contribuíram para a queda nos casos e principalmente na gravidade dos pacientes. “Diferente do início da pandemia, hoje os pacientes são orientados a procurar o serviço médico precocemente, ao menor sinal de sintomas da doença. Esse tratamento imediato tem ajudado a coibir os casos mais graves. Além disso, a partir da ciência da evolução da doença, conseguiu-se trabalhar uma abordagem mais efetiva. Os medicamentos que foram sendo descobertos eficazes ao longo do tempo, administrados no momento adequado, têm salvado muitas vidas. Hoje temos um domínio melhor sobre o covid, e isso faz com que a gravidade diminua”, pontuou. 

Redução de leitos

Diante das quedas de ocupação hospitalar, os hospitais referência de Apucarana e de Arapongas deverão ter o número de leitos para Covid-19 reduzidos nos próximos dias. “Já estamos planejando, juntamente com a Sesa, a diminuição de parte dos leitos para Covid na região, tanto no Hospital da Providência (Apucarana), quanto no Honpar (Arapongas). É claro que, sempre que necessário, esses leitos poderão ser novamente disponibilizados e a população não ficará desassistida”, explicou Carletto. 

Segundo ele, os dois hospitais terão 10 leitos exclusivos de UTI cada, somando 20 vagas. Atualmente são 43 leitos de UTI. Também deve ocorrer uma redução de 50% no número de leitos de enfermaria. Atualmente, os dois hospitais somam 60 vagas.