Região gera 875 empregos em agosto e supera demissões da pandemia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Vale do Ivaí

Região gera 875 empregos em agosto e supera demissões da pandemia

Foto por Arquivo TN
Escrito por Renan Vallim
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os cinco maiores municípios da região geraram, juntos, 875 novas vagas de emprego formais em agosto, primeiro mês de 2020 que todas as cidades fecharam com saldo positivo. Com este desempenho, reverteram o saldo acumulado do ano, que estava negativo por conta da pandemia. 

Somados, os municípios de Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Faxinal estão com saldo positivo de 272 empregos criados em 2020. Até o mês passado, o saldo estava negativo, com menos 603 vagas de emprego. 

A região teve os três primeiros meses do ano com saldos positivos, somando 722 empregos gerados de janeiro a março. No entanto, com a pandemia, os meses de abril e maio extinguiram 2.898 vagas de emprego formal. A recuperação começou a partir de junho. Em Arapongas, foram criadas 549 vagas de trabalho em agosto. O número ficou abaixo das 698 vagas geradas no mês anterior. No entanto, em comparação com 2019, o resultado foi quase cinco vezes maior, já que em agosto do ano passado o saldo ficou em 111 novas vagas. No acumulado do ano, o município soma 705 empregos com carteira assinada.

Quem mais criou empregos em Arapongas foi a indústria moveleira, grande motor da economia local, com 437 novas vagas de emprego. Em segundo lugar ficou o comércio varejista, com 88 novas vagas. Em Apucarana, o saldo em agosto foi de 282 novos postos de trabalho. A cidade está em uma crescente de empregos, já que no mês anterior havia criado 195 novas vagas. Em relação a agosto de 2019, o resultado também foi melhor, já que naquele mês haviam sido criados 188 novos postos de trabalho. No ano, o município está com saldo de menos 377 empregos formais.

A indústria da confecção foi a que mais gerou empregos na cidade, com 178 empregos gerados. Em seguida aparece a indústria de itens de proteção individual, com 50 novas contratações. Ivaiporã ficou com saldo de seis novos postos de trabalho, resultado menor do que os 21 empregos gerados em julho. Desde janeiro, são menos 167 empregos. Em Jandaia do Sul, foram 17 novas vagas de emprego preenchidas em agosto, resultado semelhante a julho, que registrou 20.

No acumulado do ano, o município soma 247 postos de trabalho. Faxinal criou 21 vagas de emprego, superando o índice negativo de -3 vagas em julho. No ano, o município está com saldo negativo de 136 postos de trabalho extintos. 

   

Deixe seu comentário sobre: "Região gera 875 empregos em agosto e supera demissões da pandemia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.