Os cinco maiores municípios da região abriram 736 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro deste ano, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na avaliação do bimestre, o saldo é ainda mais positivo. Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Faxinal geraram juntas, 1.745 postos de trabalho nos dois primeiros meses do ano. São quase mil vagas a mais que o registrado em 2020, quando o saldo foi de 854.
Pelo segundo mês consecutivo, Apucarana liderou em geração de vagas em fevereiro na região. O município fechou o mês com saldo de 402 novos postos de trabalho, com 1.464 admissões e 1.062 desligamentos. O setor da indústria foi o que mais gerou vagas, com saldo de 317, seguido pelo setor de serviços com saldo de 41 vagas. No ano passado, o saldo de fevereiro foi de 185 postos de trabalho formal. No acumulado do bimestre são 948 empregos.
Para o vice-presidente para assuntos da Indústria da Associação Comercial Industrial e de Serviços (Acia) de Apucarana Jayme Leonel, a fase de recuperação da economia está aquecendo o mercado de empregos na cidade. “Realmente nós tivemos um início de ano muito bom com o mercado reagindo positivamente. Isso deu ânimo aos nossos empresários, realizando algum investimento e novas contratações. O setor do vestuário, aproveitando o bom momento oferecido pelo advento das máscaras, continuou fortalecido”, considerou.
Arapongas fechou o mês de fevereiro deste ano com saldo de 215 novos postos de trabalho, com 1.569 admissões e 1.354 desligamentos. O setor de serviços foi o responsável pela maior fatia das contratações, com saldo de 117 novas contratações. A indústria aparece logo em seguida com 63 vagas geradas e o comércio aparece com saldo de 40 novos postos de trabalho. Em fevereiro do ano passado, o saldo de empregos em Arapongas foi de 206. No acumulado são 603 vagas.
Jandaia do Sul também fechou fevereiro com saldo positivo. De acordo com o Caged, o município teve saldo de 45 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês puxados pelo setor da indústria (60), comércio (36) e serviços (34). No ano passado, o saldo foi de 65 empregos em fevereiro.
Ivaiporã registrou saldo de 44 vagas de trabalho formal em fevereiro deste ano. Destaque para o setor de comércio (31) e serviços (8). No ano passado, no mesmo período, a cidade registrou saldo de 6 postos de trabalho formal. Já no acumulado do ano são 101 vagas geradas.
Faxinal gerou saldo de 30 postos de trabalho em fevereiro de 2021, com destaque para o setor do comércio (17), seguido pela construção (7) e indústria (6). No ano passado, a cidade fechou o mês de fevereiro com saldo negativo de -131.
Deixe seu comentário sobre: "Região fecha 1º bimestre com saldo de 1,7 mil novos empregos"